Sejusc leva ações de cidadania, saúde e estética às mulheres da zona leste de Manaus

FOTO: Roberto Carlos/Secom

Moradoras do bairro Nova Floresta, na zona leste de Manaus, começaram o Dia Internacional da Mulher com serviços de saúde, estética e cidadania pertinho de casa. O Ônibus da Mulher, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), esteve estacionado das 08h00 às 13h00 no Instituto Movimento Popular em Saúde, onde atendeu cerca de 250 mulheres.

A dona de casa Ana Margareth chegou cedo e foi uma das primeiras atendidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ela é cadeirante e frisou que o atendimento na comunidade foi benéfico para ela. “Eu aproveitei e fiz o negócio dental e o pedido de cadeira de rodas. É bom, porque aqui não tem, tem que ter ônibus, aí eu preciso”, contou.

Angra Moura, também dona de casa, foi ao local para melhorar o visual. Lá, ela esmaltou as unhas e escovou os cabelos, além de agendar a segunda via do RG. “Foi muito bom, muito legal para a gente, é o nosso dia. A gente tem que aproveitar”, comemorou.

Esta é a primeira ação de 2023 do Ônibus da Mulher, que já está com programação para todo o mês de março, tanto em Manaus quanto na Região Metropolitana. A secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maricília Costa, disse que a programação era aguardada pelas comunidades.

“Acabou os anos da pandemia e agora estamos aqui hoje trazendo os serviços para a mulher, trazendo um atendimento mais aconchegante para a mulher, que eu chamo de autoestima para a mulher, trazendo para elas manicure, corte de cabelo, sobrancelha, massagem, estamos com crédito, estamos com identidade, estamos com [exame] preventivo, tanto bucal também. Então hoje estamos com um serviço completo, oferecendo para toda a comunidade”, comentou a secretária executiva.

Ela acrescentou, ainda, que o Ônibus da Mulher voltou com a agenda cheia. “No Dia das Mães nós vamos estar levando o ônibus tanto para as comunidades, para a zona rural, para a Região Metropolitana. Esse mês já está quase toda fechada a nossa agenda, porque nós vamos estar na Região Metropolitana e nós vamos estar também nas zonas rurais”, emendou.

Para levar os serviços do Ônibus da Mulher para a comunidade é necessário entrar em contato com a Sejusc, por meio sepm@sejusc.am.gov.br e solicitar agendamento.