Servidores da Ouvidoria do TCE-AM realizam treinamento interno para aprimoramento as ações da Corte de Contas

Servidores do TCE-AM passam por treinamento/Foto> Dionisson Garcia

Servidores da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na manhã desta sexta-feira (24), de um treinamento interno voltado para a capacitação e o aprimoramento as ações realizadas pela Corte de Contas. O treinamento ocorreu na sala de informática da Escola de Contas Públicas (ECP).

O treinamento teve como objetivo estabelecer um programa de capacitação continuada aos servidores, proporcionando conhecimento a diversos sistemas, como afirmou o diretor da Ouvidoria do TCE, Harleson Arueira.

“O objetivo é estabelecer um programa de capacitação continuada dos servidores da ouvidoria, tanto de aprimoramento dos sistemas, como de análise e tratamento das demandas recebidas. Esse tratamento específico veio logo no início do ano por conta de ingresso de novos servidores na ouvidoria e de atualização na legislação que precisamos nos adaptar. Então, por isso elaboramos esse treinamento interno”, afirmou, ao relembrar.

CGU – No primeiro dia de treinamento, os servidores tiveram acesso ao “Sistema de Ouvidoria Fala Brasil da Controladoria Geral da União (CGU)”. O treinamento foi passado pelo Coordenador de Ações do Núcleo de Ouvidorias da CGU, Waldemar Farias Neto. Entre os assuntos abordados no treinamento estão a lei de Código de Defesa do Usuário, Lei de Proteção de Dados e Lei de Acesso à Informação.

“Hoje, nós realizamos a apresentação da plataforma Fala Br, uma plataforma de acesso ao sistema informação e Ouvidorias que a CGU disponibiliza para os órgãos dos Estados e municípios que queiram aderir ao sistema. O sistema é totalmente responsivo. O cidadão pode acessar para fazer sua denúncia, reclamação e fazer seu pedido de acesso à informação”, explicou Waldemar Farias.

O segundo dia treinamento aos servidores será na próxima segunda-feira (27), onde será abordado o tema: “Recebimento e Tratamento das Demandas via site, e-mail e WhatsApp”. Os instrutores para o segundo dia será o diretor-ouvidor do TCE-AM, Harleson Arueira e o servidor Francisco Neto.

A série de treinamentos para os servidores da Ouvidoria, elaborado pelo conselheiro-ouvidor Érico Desterro, integra o planejamento anual do setor e tem o apoio do conselheiro-presidente, Mario de Mello.

Calendário 2020 da ouvidoria

Na próxima semana, a Ouvidoria da Corte de Contas lançará o calendário anual de eventos e ações realizadas pelo TCE. Neste ano, a Ouvidoria vai manter os eventos e ações realizadas nos anos anteriores, como o Simpósio de Ouvidorias, curso de Capacitação e Informação de Ouvidores e Encontro de Controladores e Ouvidores do Amazonas.

Além disso, a ouvidoria do TCE-AM terá reforço as ações como o Ouvidorias nas Escolas com o programa “Pequeno-ouvidor” e a Ouvidoria na Comunidade. “Queremos lançar este ano outras ações de modernização aliadas à tecnologia que implementaremos em breve”, reforçou Harleson Arueira.

__________