Manaus recebe pela primeira vez hoje, segunda-feira(03), uma campeã olímpica de águas abertas, a holandesa Sharon van Rouwendaal, que disputará no próximo domingo (09), o Rio Negro Challenge Champion (8,5km).
Ao lado da brasileira e campeã mundial Ana Marcela Cunha, a nadadora que já passou por vários países, compõe o desafio da competição e vai vivenciar as adversidades de nadar no mais extenso rio de água negra do mundo. Durante a semana, porém, também participa de várias ações e vai conhecer pontos turísticos importantes do Amazonas.
“Estou indo para o Brasil para realizar a minha última competição de 2018. Estou realmente ansiosa pelo Rio Negro Challenge e por poder conhecer Manaus. Vai ser incrível e realmente especial para mim”, disse Sharon, eleita pela Swimming World como a melhor atleta de águas abertas do mundo em 2018.
Essa foi a terceira vez que Rouwendaal levou o título mais desejado da modalidade, repetindo os anos de 2014 e 2016. Para resumir o ano e a façanha da conquista, a holandesa venceu as provas de 5, 10km e o revezamento do Campeonato Europeu, além de ter ficado em segundo lugar na prova dos 25km. Além disso, venceu uma etapa do Circuito da FINA Marathon Swim Series e ficou três provas no Top 4, ganhando também todas as provas que disputou do Circuito da LEN.
Disputando o Prêmio Brasil Olímpico 2018, a maratonista Ana Marcela Cunha é a única representante dos aquáticos entre os finalistas da importante premiação e teve um ano de muitas conquistas segundo a Best Swimming: levou o tetracampeonato do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, ao longo do ano venceu duas etapas da competição, em Belafontured, na Hungria, e em St Lac Jean, no Canadá; além de um segundo lugar na etapa de Victoria, em Seychelles; e duas provas como terceiro em Chun’an, na China, e em Abu Dhabi. Ela ainda abocanhou o Campeonato Sul-americano com três medalhas de ouro e garantiu a vaga do Brasil nos Jogos Pan-americanos Lima 2019.
“O que teremos aqui em Manaus no próximo final de semana é algo inédito. Uma campeã olímpica de águas abertas que vai disputar uma competição com uma campeã mundial brasileira. Para nós, isso é o ápice do evento e nos credencia a ter ainda mais credibilidade e querer expandir o evento. Será um show de técnica no Rio Negro e com toda certeza servirá de referência para muitos atletas. Inclusive, acreditamos que o número de participantes está sendo significativo na competição, tendo inclusive aderência de atletas de outros estados e países, devido a presença desses dois grandes ícones do esporte”, considerou o organizador do evento, Pierre Gadelha. Ao todo, são 376 atletas de 14 estados e três países.
Agenda cheia: Sharon e Ana Marcela
Sharon e Ana Marcela, juntamente com suas respectivas comissões técnicas, desembarcam em Manaus às 23h30 desta segunda. Na terça (04), das 08h às 9h30, realizam treino na Aquática Amazonas (Efigênio Sales) e às 10h seguem para um passeio cultural de barco. Na ocasião, terão o cenário perfeito para se encantar pelo Estado: visitarão o Encontro das Águas, irão conhecer uma comunidade indígena, apreciarão botos e degustarão dos peixes da terra. Na quarta (05), é dia de conhecer mais sobre Manaus com uma visita guiada de City Tour, pelo AmazonBus, promovida pela AmazonasTur. Elas passarão pelo Teatro Amazonas, Arena da Amazônia, Ponte Rio Negro, entre outros.
Na quinta-feira (06) terão os seguintes compromissos: uma atividade na Mini Vila Olímpica do Santo Antônio (atrás da CMM) e, às 15h00, acontece a Coletiva do Rio Negro Challenge no Hotel Manaus Express (Vieiralves). Na sexta (07) elas treinam na Aquática Amazonas novamente e no sábado (08), às 07h00, prestigiam a primeira prova do Rio Negro Challenge: o Relay 3×500, na Ponta Negra. Logo depois, às 08h00, as duas atletas realizam preparação inédita no Rio Negro e às 17h30 participam de sessão de fotos no CCA Vasco Vasques (Constantino Nery).