Durante Cessão de Tempo, na manhã da terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mario Vianna, se pronunciou sobre a falta de pagamento às cooperativas médicas que atuam no estado.
A líder do Governo na Aleam, deputada Joana Darc (PR), subiu à tribuna para dar respostas à categoria. A parlamentar lembrou que esta situação já se arrasta há muitos anos e ressaltou algumas ações que o Governo vem desenvolvendo em prol dos servidores da saúde no estado, como o reajuste na folha de pagamento que foi concedido este mês.
Durante seu pronunciamento, Joana Darc convocou os representantes das cooperativas presentes para uma reunião, que ocorreu ainda pela manhã. Na reunião, os médicos reivindicaram a previsão de uma data para receber o pagamento por parte do Governo. A deputada ouviu todas as demandas da classe e se comprometeu em agendar uma reunião para abrir um diálogo com os Secretários de Estado de Saúde e Fazenda do Amazonas para que a solução seja encontrada.
“Meu papel como líder aqui nesta Casa é exatamente fazer essa interlocução entre as demandas da população, e também dos deputados, com o Poder Executivo. Nesta situação, não estou aqui para defender por defender, mas sim para ouvir e gerar esse diálogo entre o sindicato e o Governo e é isso que vamos fazer. Vou tentar agendar uma reunião ainda esta semana com os secretários de Saúde e Fazenda para que o sindicato possa esclarecer algumas situações e tenham uma resposta concreta acerca do pagamento da cooperativa”, disse Joana.
De acordo a deputada Joana Darc, a reunião foi agendada e ocorreu na tarde de terça-feira, na sede da Sefaz.