A Suframa realizou mais de 80 reuniões durante a 29ª edição da Feira Hospitalar, o maior evento do setor de saúde da América Latina, realizada de 21 a 24 de maio no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A manutenção das vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma tributária, aprovada no Congresso Nacional, foi o principal tema abordado durante as interações da equipe da Autarquia com potenciais investidores.
Durante o evento, a equipe da Suframa prospectou novos negócios, nas quais se reuniu ou abordou mais de 80 representantes de empresas do setor hospitalar. Um destaque foi a reunião com a empresa expositora do estande H154, a Mitra Industries Private Limited, de origem indiana. O encontro, realizado na tarde do dia 22, contou com a presença do diretor da Mitra, Sunny Sehrawat.
Durante a reunião, foram apresentados os incentivos da ZFM para produtos e equipamentos hospitalares que já possuem Processo Produtivo Básico (PPB) aprovado e, portanto, já apto para ser fabricado no Polo Industrial de Manaus (PIM), caso de stents, escalpes, aparelhos de hemodiálise, ressonância magnética e ultrassonografia, entre outros.
A equipe técnica da Suframa enfatizou a continuidade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus após a implementação da reforma tributária, destacando que a ZFM é a única região do país com garantia constitucional desses benefícios.
“Essa segurança jurídica é um atrativo significativo para os investidores, garantindo um ambiente favorável para negócios e investimentos no setor de saúde”, enfatizou a representante da Suframa no Grupo Técnico Interministerial de Processo Produtivo Básico- GT-PPB, Camilla Medeiros.
Após encontro com a equipe da Autarquia, representantes da diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Foxconn informaram a pretensão de instalar um instituto de ciência e tecnologia em Manaus, com foco em projetos nas áreas da agricultura e saúde.
Esta foi a segunda participação consecutiva da Suframa na Feira Hospitalar, reforçando a importância do evento para a atração de investimentos na região. A saúde é considerada um dos eixos prioritários pela Autarquia para o desenvolvimento regional.
A equipe da Suframa, composta por três servidores, foi coordenada pela Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin) e pela Coordenação-Geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI), representadas por Adamilton Mourão, Camilla Medeiros e João Higa.
A Feira Hospitalar 2024 reuniu líderes e profissionais do setor de saúde, destacando novas tecnologias e abrigando mais de 1.200 empresas de 30 países. “A participação da Suframa no evento foi fundamental para fortalecer os laços com o setor de saúde e atrair novos investimentos para a Zona Franca de Manaus, contribuindo para a diversificação da produção local e o desenvolvimento econômico da região”, explicou o administrador Adamilton Mourão.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)