Técnicos ambientais do AM participam de capacitação do Programa Arpa, no Rio de Janeiro

Técnicos do AM, e treinamento sobre o projeto Arpa, no RJ/Assessoria

Colaboradores do projeto “Fortalecendo a Consolidação do Sistema Estadual de Unidade de Conservação do Amazonas” estão participando, até esta sexta-feira (24), de um curso sobre procedimentos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), voltado para os gestores de Unidades de Conservação (UC), na sede do Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio), no Rio de Janeiro.

O curso é promovido pelo Funbio e visa fortalecer a atuação do trabalho nas áreas de conservação, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades).

De acordo com o técnico de Conservação Ambiental, Jailson Freire, a capacitação potencializa os resultados do trabalho, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável em UC.

“Este curso possibilitará que os gestores das UCs do Amazonas possam acessar e gerenciar os recursos do Programa Arpa, por meio dos Planos Operativos Anuais, de forma mais eficiente e transparente aos doadores do Funbio. Ele potencializa ainda a efetividade das ações da gestão das Unidades de Conservação”, ressaltou.

Conservação ambiental – O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Sema, é responsável pela gestão de 42 unidades de conservação, sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos. Com auxílio do projeto Aades, a Sema tem apoio de corpo técnico para ampliar as ações de proteção e conservação da vegetação nativa.