Temporal em Manaus teve vento com rajada de 68km/h, diz Sipam

O temporal que atingiu Manaus, na tarde desta terça-feira (15/9), teve vento com rajada de 68km/h. As informações são do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). De acordo com a instituição, tempestades são comuns em setembro, mês que marca o início da transição entre as estações seca e chuvosa.

Conforme a meteorologista Jaci Saraiva, os registros do Metar – observação de superfície – do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste de Manaus, foram de velocidade média de 41,4 km/h, com rajada de 68km/h. Os registros são das 14h00 (hora local).

Jaci Saraiva informou ao Portal do Marcos Santos que o mês de setembro marca o início da transição entre a estação seca (verão amazônico) e a estação chuvosa (inverno amazônico). “São muito comuns estas tempestades. São sistemas que se formam e ou se deslocam na forma de aglomerados convectivos ou linhas de instabilidade”, disse. Segundo a especialista, essas tempestades “geralmente causam pouca chuva, porém vêm acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas”.

Estragos

O temporal desta terça causou estragos em diversos pontos de Manaus. Houve tombamento de postes e árvores, problemas em prédios e destelhamentos de imóveis. Veja fotos e vídeos dos estragos causados pela tempestade.

Fonte: Portal Marcos Santos