TRE-AM condena ex-governador José Melo e outros, tornando-o inelegível por 08 anos

José Melo está inelegível por oito anos/Arquivo

O ex-governador do Amazonas José Melo, o ex-vice-governador Henrique Oliveira, o deputado estadual Platiny Soares e os coronéis da Polícia Militar, Aroldo Ribeiro e Eliézio Almeida foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por maioria de votos, a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder cometido nas eleições de 2014. José Melo e Henrique Oliveira foram cassados em 2017, período que é contado a partir das eleições de 2014, não podendo, dessa forma se eleger para cargos públicos até 2022.

O Ministério Público Eleitoral justificou que o mapeamento realizado por policiais militares à época para verificar seus próprios locais de votação no Estado se destinava, a captar votos para os candidatos, especialmente no interior, exercendo influência política sobre os eleitores.

Na ação está denunciada o uso sistemático de aparato físico e de pessoal da Polícia Militar com o propósito de favorecer as candidaturas de José Melo e Henrique Oliveira ao governo do Estado e do então candidato a deputado estadual Platiny Soares.

O advogado de José Melo, Yuri Dantas, disse ao G1 da Globo que a defesa irá recorrer da decisão.(AM Notícias/G1)