TRT-11 conquista a 4ª posição na maior maratona de inovação do setor público no Brasil

Foto: Reprodução

O Laboratório de Inovação do TRT da 11ª Região (AM/RR), criado na gestão da atual presidente do Tribunal, desembargadora Ormy da Conceição Dias Bentes, participou do ConexThon 5.0, a maior maratona de inovação do setor público no Brasil. O TRT-11 conquistou o 4o lugar no ILabthon, na categoria de laboratórios iniciantes.

O ILabthon é uma maratona online que proporciona aos servidores públicos conexões com o ecossistema de inovação nacional, cujo objetivo é auxiliar na criação e amadurecimento de laboratórios de inovação no setor público. O evento, que ocorre desde 2019, foi realizado de 24 a 26 de junho, com palestras, oficinas, workshops sobre diversos temas. Ao final, cada equipe apresentou os projetos que estão sendo implementados na prática de suas instituições, e foi avaliada por um júri técnico especializado. O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi representado pelo servidor Lucas Prado.

Entenda os laboratórios de inovação

Os laboratórios de inovação do poder público são ambientes capacitantes e propulsores para que a inovação seja incorporada aos órgãos públicos. Estes espaços atuam na difusão da cultura de inovação, buscando envolvimentos diários do quadro funcional e inclusão de boas práticas no cotidiano dos entes públicos. Por meio diferentes abordagens, utilizam ferramentas e metodologias inovadoras que promovem a conexão e colaboração tanto interna e quanto externa.

No evento deste ano participaram mais de 20 equipes. Cerca de 100 participantes disputaram a maratona, com o apoio de 20 pessoas na organização e mais 60 mentores. Além disso, entre palestras e oficinas antes e durante o ConexThon, ocorreram 26 eventos com 27 horas de conteúdo, sob a curadoria e coordenação da rede Conexão Inovação Pública RJ.

O Laboratório de Inovação do TRT-11 foi instituído pela Resolução Administrativa n.⁰ 239, em setembro de 2021. Ele é composto e coordenado pelas desembargadoras Ormy da Conceição Dias Bentes, presidente; Solange Maria Santiago Morais, vice-presidente; Márcia Nunes da Silva Bessa, corregedora regional; Francisca Rita Alencar Albuquerque, coordenadora do Comitê de Priorização do 1o Grau de Jurisdição; e pelas juízas do trabalho: Maria de Lourdes Guedes Montenegro, coordenadora do Núcleo de Apoio à Execução (NAE); Selma Thury Vieira Sá Hauache, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT); e pelos servidores Maria José da Silva Freitas Santos, secretária-geral da presidência; Fernanda Guedes, secretária da vice-presidência; Ildefonso Rocha de Souza, diretor-geral; Gabriela Maria Aragão Nery, secretária-geral judiciária; e Mônica Lopes Sobreira Leite, diretora da Assessoria de Gestão Estratégica.