Ucrânia tenta implementar Lei Marcial por 60 dias através de decreto assinado hoje

Presidente Petro Poroshenko da Ucrânia/ Reuters

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, assinou um decreto hoje, segunda-feira(26), para implementar a lei marcial por 60 dias, de acordo com comunicado em seu site, embora a medida ainda precise ser aprovada pelo Parlamento para entrar em vigor.

A decisão acontece um dia depois que a Rússia alvejou e capturou três embarcações ucranianas, aumentando acentuadamente as tensões entre os dois países.

O Parlamento deve debater o decreto ainda nesta segunda-feira, embora um comitê parlamentar já tenha apoiado unanimemente a implementação da medida em sessão televisionada.

Na Ucrânia, a lei marcial permite uma série de restrições, incluindo limitações de movimentação e assembleia pacífica, toques de recolher e restrições à mídia, embora o decreto de Poroshenko não faça referência específica a tais medidas.

Onze medidas listadas no decreto prevêem a mobilização de forças da reserva, a organização da defesa aérea de importantes instalações estatais e a adoção de passos urgentes para aplicar medidas de cibersegurança e garantir a ordem pública.

O decreto não menciona a eleição presidencial marcada para março. A decisão do presidente tem levantado especulação de críticos e opositores de que ele pode usar a lei marcial para adiar a votação. (Terra/Reuters)