A criação de um Parque Tecnológico no Amazonas e outras parcerias foram tratadas durante reunião com o vice-governador Carlos Almeida na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), na tarde de hoje, quinta-feira (17).
O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e os pró-reitores apresentaram detalhes dos projetos e as vantagens para a comunidade acadêmica e o desenvolvimento do estado. Novos encontros estão agendados até o final do ano para o alinhamento das ideias.
“O projeto do Parque Tecnológico vai fomentar o desenvolvimento de tecnologia e inovação voltados à exploração de nossas potencialidades regionais. Os resultados não se darão no curto prazo, mas darão início a uma nova frente econômica, que há tempos o Estado necessita. E o projeto que estamos desenhando é autossustentável, com emprego de mão de obra local. Ao longo do processo, vários atores foram se juntando e hoje o apoio é multi institucional”, destaca o vice-governador.
Carlos Almeida também visitou o laboratório do Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio), inaugurado na última segunda-feira (14), equipado com microscópios eletrônicos de transmissão e varredura, microscópios ópticos confocais e de fluorescência, de última geração.
O professor e pesquisador Manoel Cardoso, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga, e o professor membro do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict), Wanderley de Souza, também participaram da reunião.