Unesco nomeia Vinicius Jr. como embaixador da Boa Vontade da Educação para Todos

Vinícius Jr. com a Embaixadora da UNESCO Andrey Azoulay/Foto: Tomaz Coex(AFP)

A UNESCO nomeou o atacante brasileiro do Real Madrid, Vinícius Junior, embaixador da boa vontade da Educação para Todos, anunciaram nesta sexta-feira o futebolista e a organização da ONU. Esta nomeação é “mais que uma honra, é uma vitória e um dever que levarei comigo por toda a vida”, disse o brasileiro, que recebeu uma camiseta azul marinho da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Leia: Com Vini Jr. e Bellingham de modelos, Real Madrid anuncia novo patrocínio histórico
Veja mais: Qual vai ser o salário de Lewis Hamilton na Ferrari? Veja quanto ganham os pilotos da Fórmula 1
“Claro que quero ser reconhecido como um grande jogador, mas também como um cidadão que tentou fazer a diferença”, acrescentou o jogador de 23 anos.

Durante a cerimônia realizada no campo de treinos do Real Madrid, Azoulay sublinhou que este “futebolista excepcional” é “também um homem comprometido desde muito jovem a favor da igualdade de oportunidades” e “um modelo para toda uma geração”.

Vinícius Junior se tornou o segundo futebolista brasileiro a ser embaixador da UNESCO, depois do lendário Pelé.

A organização da ONU sediada em Paris também destaca sua luta nos últimos anos pelo “acesso à educação para todos os jovens”, por meio do Instituto Vini Jr., que busca desde 2021 ajudar crianças e adolescentes brasileiros de bairros desfavorecidos.

O jogador brasileiro “enfrentou preconceitos e atos racistas em inúmeras ocasiões, especialmente por parte dos adeptos” e “tem colaborado com a FIFA e o Brasil para quebrar o silêncio e promover os valores do respeito e do diálogo”, acrescenta.

Em 2023, recebeu o prémio Sócrates, à margem da cerimônia da Bola de Ouro, pelo seu compromisso social.

Segundo a UNESCO, 250 milhões de crianças e adolescentes no mundo não têm acesso à escola e sete em cada 10 crianças não conseguem ler ou compreender um texto simples aos 10 anos de idade.

Além de Vinícius, também são embaixadores da UNESCO a atriz espanhola Rossi de Palma, o ator norte-americano Forst Whitaker e o chef ítalo-argentino Mauro Colagreco.