Unidades de Saúde do AM trabalham sensibilização sobre doação de órgãos e tecidos

Unidades de Saúde mobilizam a sociedade sobre doação de órgãos/Foto>Secom

Unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizarão, de 21 a 25 de setembro, atividades de sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. As ações fazem parte da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos, que marca a campanha “Setembro Verde” no estado e chama atenção para o tema.

Unidades de grande porte, que trabalham com o tema no dia a dia, como prontos-socorros, realizarão atividades como palestras, panfletagem e sorteio de brindes, que terão como público-alvo acompanhantes, pacientes e profissionais de saúde.

O enfermeiro Enedilson Aguiar, da área de Educação Permanente e Continuada do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, destaca a importância de se ampliar a discussão sobre o tema, uma vez que ainda é tratado como tabu na sociedade. “Temos que desmistificar esse assunto, ampliando sua discussão, inclusive discutindo-o nas escolas”, afirma Enedilson.

A enfermeira Nilda Dias, da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, também defende mais discussão sobre o assunto, principalmente no núcleo família.

“Precisa ser mais discutido no núcleo familiar, até porque é a família que autoriza a doação. Muitas vezes, a família só vai ter contato com o assunto da doação de órgãos dentro da unidade hospitalar, em um momento difícil, que é a perda de um ente querido”, conta.

A profissional afirma que culturalmente a sociedade brasileira ainda não é aberta totalmente à doação de órgãos e tecidos. Nilda destaca a importância da mídia nesse contexto, considerando que o número de doações aumenta quando casos de doadores são temas de reportagens, afirma a profissional.

“Quando morre uma pessoa famosa, por exemplo, que doou órgão e isso é divulgado, percebemos que o número de doações aumenta. É importante que as pessoas percebam que, quando doa um órgão, você está doando vida, ajudando uma pessoa que estava em uma fila esperando por chance de viver”, destaca.

A atividade de sensibilização no HPS Platão Araújo será realizada durante toda a próxima segunda-feira (21/09). Serão realizadas palestras, panfletagem, atividade musical e sorteio de brindes entre pacientes e acompanhantes.

Pelo perfil de pacientes atendidos no HPS Platão Araújo, vítimas de traumas, quase 100% das coletas são de córneas (tecidos). Na unidade, em média, 30% das famílias abordadas no hospital não autorizam a doação.

Captação desde 2011 – As doações de órgãos, a partir de doadores falecidos no Amazonas, iniciaram em 2011. Desde então, foram captados 306 rins e 40 fígados. Já as captações de córneas (tecidos) iniciaram em 2004, totalizando até o momento 3.818 doações.

Programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Dia 21/09 – Atividade de sensibilização no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo (manhã e tarde)

Dia 22/09 – Atividade de sensibilização no HPS Dr. João Lúcio Machado. Entrega de cartas às famílias dos doadores de órgãos e tecidos

Dia 23/09 – Atividade de sensibilização na Fundação Hospital Adriano Jorge (manhã) e no Hospital Universitário Getúlio Vargas (manhã, tarde e noite)

Dia 24/09 – Atividade de sensibilização no HPS 28 de Agosto (tarde). Entrega de cartas às famílias dos doadores de órgãos e tecidos

Dia 25/09 – Atividade de sensibilização no Hospital do Coração Francisca Mendes (tarde). Entrega de cartas às famílias dos doadores de órgãos e tecidos

Dia 27/09 – Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.