Universitários se mobilizam para a campanha “Doe sangue, doe vida” em Manau

Foto: Publicação

No mês do Doador de Sangue, o UNINORTE- Centro Universitário do Norte e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) uniram-se para sensibilizar a população manauara sobre a importância da doação de sangue. Por meio da unidade móvel do Hemoam, o “Vampirão”, a campanha “Doe sangue, doe vida” da Instituição de Ensino coletou 120 bolsas de sangue em seu primeiro dia de realização.

A ação incluiu orientação sobre o processo de doação de sangue, triagem, coleta e distribuição de lanches para os doadores. Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da UNINORTE, Gilmara Teles, o objetivo é fortalecer a rede de apoio à saúde.

“Queremos incentivar mais e mais pessoas a participarem desse gesto solidário que salva vidas. Para isso, oferecemos cursos de sensibilização aos nossos alunos e colaboradores e, como resultado, conseguimos um bom número de participantes no primeiro dia da campanha. O objetivo é fortalecer ainda mais essa rede e motivar as pessoas a doarem sangue”, explica a coordenadora.

Parceria

Para a gerente de coleta externa do Hemoam, Suzete Camurça, a parceria com a UNINORTE é valiosa para conscientizar a comunidade sobre a importância da doação. “Apesar de toda a tecnologia existente, o Hemoam não tem como fabricar sangue, então dependemos de doadores, que são pessoas dispostas a tirar um tempo do dia para fazer uma boa ação. As instituições de ensino são importantíssimas pois um de seus papéis é criar essa conscientização e sensibilização sobre o ato da doação de sangue. Doar sangue salva vidas e muitas pessoas dependem disso”, afirma.

O acadêmico do curso de Psicologia da UNINORTE, Wilson Raposo, participou da organização da campanha como voluntário e aproveitou para fazer sua primeira doação de sangue. “Só de ajudar uma pessoa que está passando por dificuldades já é uma alegria, doar sangue para que ela possa ter vida é um bem para a sociedade. Convido todos aqueles que nunca doaram a participarem da campanha e doar junto ao Hemoam. Vamos contribuir para a melhora da saúde e qualidade de vida de quem sofre”, disse o aluno.

A campanha “Doe sangue, doe vida” acontece até 18 de junho, na sede do Hemoam, situada no bairro Chapada.