URGENTE: Adail Filho perde por unanimidade, e Coari-Am terá nova eleição

Foto>Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julgou nesta sexta-feira (18/12), durante reunião do pleno, pelo indeferimento da candidatura do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho (PP). A corte acatou recurso interposto pela coligação “Ficha Limpa Coari”, do candidato concorrente Robson Tiradentes (PSC), contra decisão de primeira instância.

O TRE-AM, portanto, reforma a decisão anterior, que deferiu a candidatura do prefeito. De acordo com o julgamento, novas eleições devem ser realizadas no período de 20 a 40 dias. Os desembargadores acompanharam o voto do relator, Marcos Costa. O presidente, Aristóteles Thury, havia pedido vista do processo. O vice-presidente, Elcy Simões, se declarou suspeito. Haviam votado, na sessão anterior, Marco Antônio Costa, relator, Vitor Liuzzi e Márcio Cavalcante. Nesta sexta, acompanharam a decisão do relator os outros membros do pleno do TRE-AM, Sabino Marques, Fabrício Marques, Giselle Pascarelli e Aristóteles Thury. A decisão foi, portanto, tomada por unanimidade da corte.

A tese e a antítese, a fase dos recursos

A coligação Ficha Limpa Coari afirma que Adail Filho iria para o terceiro mandato dentro do “núcleo familiar”, que só pode ter uma reeleição. Isso porque ele sucedeu o pai, Adail Pinheiro, na prefeitura. Adail foi cassado e sofreu outras condenações. Adail Filho defende a tese de que se rompeu a continuidade do poder nas mãos do núcleo familiar. O TRE-AM acolheu a tese da coligação adversária. Com isso, o registro da candidatura de Adail Filho foi cassado e a eleição do dia 15 de novembro deste ano, em Coari, está anulada. Da decisão do TRE-AM cabe recurso. A defesa deve entrar com pedido de “efeito suspensivo” na decisão tomada hoje. O recurso será interposto junto ao presidente do TRE-AM, o desembargador Thury. A decisão dele terá que ser referendada pelo relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde Adail Filho questionará o mérito do processo. O prefeito reeleito afirma que os votos do pai, Adail Pinheiro, foram anulados quando ocorreu a cassação do mandato dele.

“Tudo depende agora da concessão ou não desse efeito suspensivo. Sem ele, com a eleição marcada para 40 dias, no máximo, nada mais poderá ser feito. É muito difícil reverter decisão com nova eleição realizada e eleitos empossados”, disse um especialista, ouvido pelo portal.

Eleição e política

Adail Filho (PP) teve 59,45% dos votos de Coari, 22.220. Robson Tiradentes foi o segundo colocado, com 23,74% dos votos. Agora inicia-se, paralela à disputa jurídica, nova corrida por votos no Município. A família Adail elegeu Adail Filho e a deputada estadual mais votada do Amazonas, Dra. Mayara. Adail Pinheiro, agindo nas sombras, mostra incrível força política. Adail Filho renunciou ao mandato atual, que termina dia 31/12, no dia 18 de novembro. Alegou problemas de saúde. O primo dele e presidente da Câmara Municipal, Keitton Pinheiro, renunciou ao direito de assumir o posto. A prefeita do Município é a vice-presidente da Câmara, Jeanny Pinheiro, também prima de Adail Filho. Keitton se torna o principal nome para outra candidatura pela família Pinheiro. Ele não se candidatou à reeleição, como vereador. Jeanny foi a mais votada para a Câmara, com 4,90%, 1.871 votos.

Fonte>Portal Marcos Santos