Vem aí o Rio Negro Challenge 2018 com mais de 300 atletas no desafio

Mais de 300 atletas no desafio em 2018/Alcides Neto

Daqui um mês, um dos mais famosos cartões postais do Amazonas irá receber o Rio Negro Challenge, evento tradicional de águas abertas e que deve reunir mais de 300 atletas na disputa de cinco provas distintas.

Este ano, um dos embates mais esperados é pelo Rio Negro Challenge Champion, entre a holandesa Sharon van Rouwendaal e a brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica Rio 2016 e a campeã mundial em Budapeste 2017, respectivamente.

O evento, pela primeira vez, terá um `esquenta` e acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro, na Ponta Negra. No primeiro dia, será realizado o Relay 3x500m. Com largada às 07h30, a prova será desenvolvida em equipe de três atletas, em que cada participante nada 500m. A premiação será para a categoria Absoluto. Já no segundo dia, as disputas serão pelo Rio Negro Champion (8,5Km), Circuito Curumim (500m), Maratona Aquática (1,5Km e 3Km) e Travessia Almirante Tamandaré (8,5Km). As provas deste dia iniciam às 07h00.

“É uma alegria poder realizar o Rio Negro Challenge. Um evento que cresce e traz novidades em todas as suas edições. Entendemos que desta forma nós não somente disseminamos uma competição para os atletas, mas tambem colaboramos para o turismo esportivo. Este ano, por exemplo, teremos nadadores de vários estados na competição, como do Acre, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina”, destacou o organizador, Pierre Gadelha.

Defendendo as cores do Brasil, Ana Marcela Cunha está animada com o desafio. E para a competição, ela vem de um intenso ano de disputas, tendo sua mais recente conquista o Campeonato Sul-Americano pelos 5km, 10km e revezamento 4×1250. Na ocasião, ela ainda foi eleita a melhor atleta do evento. “Eu vou estar no Rio Negro Champion e quero ver todos lá. Vamos com tudo e estou treinando bastante”, disse a nadadora da Unisanta.

Treinamento forte

Figurando entre os fortes concorrentes a subir no pódio da Travessia Almirante Tamandaré está Vitor Gadelha. Conhecido no meio do esporte por feitos importantes, como a conquista do individual e terceiro geral da Maratona Del Golfo Capri-Napoli (36Km), o jovem se prepara para enfrentar a prova em Manaus pela segunda vez, sendo que sua estreia foi em 2016. Alvo de muita expectativa, o atleta está investindo numa preparação pesada, naquele que vai ser seu último desafio do ano.

“O treinamento está bem puxado, focando muito, pois vai ser minha última prova do ano. Estou nadando uma média de 40 a 45 km por semana e dando bastante ênfase na musculação tambem. Na reta final, faltando um mês, começo a diminuir essa carga para não sobrecarregar e descansar mais o corpo. Esse ano estou bem animado, principalmente pela participação da Sharon e da Ana Marcela, duas grandes referências. Meu objetivo é estar entre os cinco primeiros”, destacou Vitor, que ano passado participou do evento, disputando a Maratona Aquática, e abocanhou o ouro pelos 1,5km.

Para a campineira Catarina Ganzelli, que participou em 2017 e foi campeã pela Travessia, a trajetória até o pódio não é fácil, mas a habilidade faz toda a diferença. “É muito importante combinar a estratégia com seu guia. Por isso, é ideal conversar com quem fará suas hidratações. No aquecimento, sempre faço alongamento prévio e faço rotações externas e internas. Faço tambem a ativação da musculatura abdominal em forma de prancha isométrica e capricho nos carboidratos na janta do dia anterior”, revelou a vencedora do Super Challenge do Circuito Rei e Rainha do Mar.

Inscrições

As inscrições para todas as provas (exceto a Almirante Tamadaré e Maratona Aquática 3km com vagas já esgotadas) podem ser feitas através do site http://www.rionegrochallenge.com.br/ . Todos os atletas receberão kits compostos de camisa, touca e medalha de participação.

Quem completar a prova, ainda leva tatuagem número, sacola e brinde dos patrocinadores. As provas custam de R$-100 a R$-250.