Vereador Fred Mota destaca saldo positivo de reunião sobre hospital Francisca Mendes

Vereador diz que encontro com a Susam sobre Francisca Mendes foi positivo/Aguillar Abecassis

O vereador Fred Mota (PR) avaliou positivamente, durante o grande expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ontem, terça-feira (16), a reunião com o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, na última segunda-feira (15).

O parlamentar, que também é 2° vice-presidente da Casa, acompanhou uma comitiva formada por médicos do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) na reunião, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Fred Mota destacou a boa recepção do secretário Rodrigo Tobias à comitiva, e disse que recebeu o comprometimento dele para uma atenção especial para com os pacientes cardiopatas, principal público do HUFM. “São mais de 600 pessoas esperando na fila por uma cirurgia, e nesse período, elas ficam literalmente com o coração na mão. Ficamos felizes com o comprometimento do secretário de saúde em olhar com mais carinho para esses pacientes”, afirma.

Vitória

Fred Mota também relembrou a luta em favor dos pacientes ostomizados, que começou com uma audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em junho de 2018. À época, conforme o que foi relatado pelo presidente da Associação dos Ostomizados do Estado do Amazonas (Aoeam), Mauro Coelho, não haviam cirurgias programadas para estes pacientes.

“Foram dias e noites de muito sofrimento. Nós fizemos a audiência pública no ano passado com o Ministério Público e os secretários municipal e estadual, e essa audiência pública prosperou. Nesta semana, nós teremos a primeira cirurgia de um paciente com ostomia no Amazonas, e isso é uma vitória da luta que tivemos no passado”.

As cirurgias de ostomia serão realizadas no Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, e já começaram a partir da última segunda-feira (15). Fred Mota agradeceu a participação de todos os que se engajaram na luta.

“Pessoas de todas as idades, como crianças e jovens, estavam precisando dessas cirurgias. Foram quase 300 ostomizados aqui nessa audiência pública, e assim como levantamos a bandeira dos ostomizados, seguirei adiante com a causa dos pacientes cardiopatas e do Hospital Universitário Francisca Mendes”, finalizou.