Vereador pretende criar PL para garantir direitos a trabalhadores terceirizados

Foto: Michel Mello

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) reuniu, ontem, quinta-feira (04/03), com representantes do Instituto de Apoio aos Terceirizados no Estado do Amazonas (Iates-AM), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), situada no bairro São Raimundo, zona Oeste. Na ocasião, o parlamentar afirmou que vai elaborar projetos de lei e medidas de fiscalização com relação às denúncias sobre as empresas contratadas pela administração pública que demoram ou deixam de pagar os salários dos servidores.

Segundo a presidente da Iates, Francileide Moura, no Estado há cerca de 100 mil trabalhadores terceirizados e que grande parte desses servidores enfrentam o atraso de salários. Além de Francileide, também participaram do encontro o secretário executivo de Articulação dos Terceirizados, Silvio Cristiano, e o secretário executivo do Instituto, Kaillon Silva.

Ao concluir o vereador Rodrigo Guedes disse ainda, que as empresas precisam efetuar o pagamento do salário de seus funcionários. Por isso, buscará, na condição de representante municipal, criar projetos de lei para garantir aos trabalhadores terceirizados os seus direitos.

“As empresas precisam pagar os colaboradores. Muitas vezes elas recebem os valores dos serviços prestados e não repassam aos trabalhadores. Vamos elaborar projetos de lei, mecanismos e fiscalização, fazendo denúncias aos órgãos de controle como Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), para que essa situação não persista mais na cidade de Manaus”, disse o vereador.