Vereador propõe plano de contingência para sanar problemas de queimadas na Amazônia

Vereador Gilvandro Mota defende medidas para solucionar problemas das queimadas/Foto: Assessoria

Na manhã de hoje, segunda-feira (26), o vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para falar em defesa da Amazônia e propor soluções para reduzir as queimadas em nossa região. Para o vereador é preciso pensar a Amazônia em três níveis, mundial, brasileiro e local, levando em consideração o aquecimento global e todas as políticas que estão sendo propostas nesse sentido.

“É preciso que tenhamos a consciência de que a Amazônia está conectada com o resto do Brasil. Os rios voadores produzidos na Amazônia irrigam áreas do Sul e Sudeste do Brasil e de países da América Latina. A floresta contribui para estabilizar o clima global, influencia regime de chuvas, além de abrigar a maior biodiversidade do planeta. Por isso, há a necessidade da ingerência dos países que tratam a questão climática com relação a Amazônia e com relação ao Brasil. Preservar a biodiversidade é ser racional, e pensar medidas na indústria, como fármacos e cosméticos, para manter a floresta em pé, é que pode garantir vida ao Brasil e ao mundo”, destacou.

O parlamentar ainda criticou a irracionalidade dos que concordam com a manutenção das queimadas e com o favorecimento do agronegócio. “Todo mundo sabe que o presidente Bolsonaro teve apoio da bancada ruralista e que dá essa contrapartida amenizando a fiscalização com relação ao meio ambiente, mas isso produz um grande mal para a humanidade. Explorar os recursos que não são renováveis é gerar um grande problema, e ampliar a produção de grãos e de carnes para vender como comoditie, é a desinteligência maior do mundo”, disse Gilvandro, alertando que o Brasil precisa investir em tecnologia para refinar e beneficiar o que produz.