Vereador Rodrigo Guedes solicita Auxílio Enchente para famílias manauaras

Foto: Michell Mello – Assessoria

Diante do crescente número de famílias afetadas pela cheia do Rio Negro em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (PSC) solicitou, por meio de uma indicação, a inclusão destas pessoas no Auxílio Estadual Enchente, do Governo do Amazonas. De acordo com o vereador, muitas famílias manauaras estão sofrendo com os efeitos da cheia tanto quanto as dos municípios do interior do Estado.

O Auxílio Enchente pagará uma parcela única de R$ 300 a 100 mil famílias nos municípios em que for decretado estado de emergência ou calamidade pública. Atualmente, 20 dos 62 municípios do estado já decretaram estado de emergência, inclusive Manaus. Na última semana, o prefeito David Almeida (Avante) oficializou o decreto pela possibilidade de uma cheia histórica na cidade. Apesar disso, as famílias da capital amazonense não estão previstas para receberem o benefício.

“Não há previsão da inclusão das famílias de Manaus para receberem o Auxílio Enchente, elas estão de fora, por enquanto. Porém, muitas delas, em diversas áreas da cidade, estão sofrendo os mesmos efeitos que aquelas no interior do estado do Amazonas e a situação econômico-social delas é a mesma, pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Por isso, peço que o Governo inclua as famílias afetadas pela cheia e cadastradas pela Defesa Civil de Manaus no Auxílio Enchente”, destacou o vereador.

Guedes relembrou ainda que está atento às demandas dos moradores dos bairros afetados. O vereador já realizou solicitações à Defesa Civil do município para a construção de pontes de madeira em 8 comunidades de diversas áreas de Manaus.