Na manhã de hoje, terça-feira (24), o vereador Rosivaldo Cordovil (Podemos) se pronunciou a respeito do Decreto 4.587, publicado na edição 4.684, do Diário Oficial do Município (DOM), que tem como proposta, a ampliação do uso do cartão eletrônico Passa Fácil para pagamento das passagens de ônibus do transporte coletivo público do controle por meio da bilhetagem eletrônica.
Rosivaldo, acredita que conforme já especificado no Decreto, a forma sistemática do pagamento da passagem de ônibus através do Passa Fácil, foi uma iniciativa positiva do Prefeito Arthur, que agiu com muita coragem fazendo essa intervenção.
“O prefeito Arthur está tomando todas as medidas necessárias para que a população esteja informada sobre a utilização do cartão eletrônico e a população será sim beneficiada com esse sistema de pagamento, e nós estaremos também levando mais sugestões a ele que é uma pessoa muito acessível. E uma delas, é que o usuário que adquirir o cartão Passa Fácil, o receba de forma gratuita. O prefeito fez uma coisa que muitos prefeitos não tiveram coragem de fazer, que foi a intervenção do sistema de transporte de Manaus, e quer fazer isso de uma forma inteligente e responsável. Por isso tem todo apoio da Comissão de Transporte, desde que a população de Manaus não seja prejudicada, e estamos aqui pra cumprir o nosso papel a frente desta Comissão e como representante legal do povo “, disse Rosivaldo, garantindo ainda, que vai dialogar com o prefeito e levar outras sugestões.
Para o parlamentar, a medida vai trazer soluções em relação a troco, que também é dos problemas apontados pelos usuários do sistema, assim como a retirada da circulação de dinheiro dos coletivos, que garantirá mais segurança à população de Manaus, bem como aos trabalhadores do transporte, além do ganho que o cartão Passa Fácil traz, por conta da integração temporal.
“Vamos sugerir que o prefeito faça uma ampla divulgação sobre a aquisição do cartão e seus benefícios, através dos meios de comunicação, para que a população tome conhecimento para se cadastrar e utilizar o cartão eletrônico”.
Por outro lado, outra preocupação do parlamentar, seria em relação aos trabalhadores que exercem a função de cobradores do sistema de transporte, mas segundo ele, o prefeito garantiu que nenhum cobrador será demitido do sistema, e que o cartão eletrônico é justamente para dar mais transparência e melhorar o sistema de transporte, bem como oferecer segurança a todos”, explicou Rosivaldo.