Vereadora Jacqueline reitera importância da educação financeira nas escolas públicas de Manaus

Vereadora Jaqueline insiste na necessidade de inclusão de matéria sobre educação financeira nas escolas/Aguilar Abecassis

Durante discurso no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na sessão de hoje, segunda-feira (15), a vereadora professora Jacqueline (PHS), ressaltou a importância da introdução de aulas sobre educação financeira nas escolas públicas do município.

O assunto voltou a ser defendido pela vereadora, que informou aos demais vereadores da Casa que a educação financeira já é considerada um tema obrigatório nos currículos de escolas municipais de Manaus, após a Lei de nº 1.787, apresentada por ela em novembro de 2013 e sancionada pelo prefeito da cidade, Arthur Neto (PSDB).

De acordo com a Lei, a medida vem para suprir uma lacuna no ensino tradicional, pois de modo geral a sociedade não é capacitada, desde a infância, a lidar com o dinheiro. “A educação financeira é fundamental para que o cidadão, desde criança, aprenda a lidar com suas finanças, durante seu cotidiano, e possa usufruir de recursos para obter uma qualidade de vida e um futuro digno, tendo em vista as mudanças que atualmente assombram a aposentadoria em todo o país”, destacou a vereadora.

As aulas de educação financeira nas escolas brasileiras fazem parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), lançada pelo governo, em 2009, para elevar o nível da educação financeira brasileira.

O projeto piloto de educação financeira para alunos do ensino médio foi realizado entre agosto de 2010 e dezembro de 2011, período no qual o tema foi abordado de forma transversal no currículo escolar, em diversas disciplinas. Após dois anos de projeto piloto da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), a conclusão foi de que a educação financeira é transformadora para a vida dos alunos e de sua família.

Na última sexta-feira (12), a vereadora participou, juntamente com os membros da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), de palestra gratuita com o tema educação financeira e sua Importância para Aposentadoria, com a participação do PhD Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros.

A vereadora Jacqueline aproveitou para parabenizar a iniciativa da Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Amazonas, Gláucia Soares, pela realização da palestra, que buscou incentivar jovens e adultos de diferentes segmentos.