Durante a Tribuna Popular com a presença da empresa Amazonas Distribuidora de Energia, na manhã de ontem, quarta-feira (05), realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a vereadora Mirtes Salles (PL) solicitou ao Presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, que a concessionária realize um mutirão de atendimento no conjunto Cidadão 10, na zona Oeste, para a inserção da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) aos usuários de baixa renda naquela área, a exemplo como fez com os consumidores com conta de água alta e que não conseguiam quitar débitos pendentes com a empresa prestadora do serviço. Segundo a Amazonas Energia eles deverão fazer uma visita técnica ao local brevemente.
Em pronunciamento, Mirtes Salles relembrou que em 2010 e 2011, enquanto presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, chegou a ir à Brasília para participar da reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), onde denunciou os serviços prestados pela empresa no Estado e conseguiu barrar o aumento da tarifa de energia elétrica na cidade de Manaus, naquele período.
“Eu, como defensora dos direitos do cidadão, acredito que as pessoas devem ter um serviço decente e como o próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) preceitua no artigo 22 do CDC – a proibição da interrupção na prestação de serviços essenciais ao consumidor, como é o caso da energia elétrica” destacou a parlamentar.
Na ocasião, Mirtes Salles elogiou a prestação do serviço da Amazonas Energia e fez apelo à concessionária para que nesse período de transição do “inverno” para o “verão” possa ter uma atenção especial, porque teremos uma demanda de energia elétrica motivada pelo calor do verão. Os parlamentares receberam informações atualizadas da concessionária e tiveram respostas aos seus principais questionamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica na cidade.
O Presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, respondeu ao questionamento da vereadora Mirtes Salles referente a preparação da Amazonas Distribuidora de Energia para o calor gerado pelo verão amazônico, o qual vem acompanhado do aumento no uso de condicionadores de ar. O Presidente da Amazonas Energia, Tarcísio Rosa, disse que estão trabalhando sempre e fez um comparativo entre os dias frios e quentes, informando que domingo passado -, com temperatura amena na capital amazonense, o consumo utilizado por usuários dos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Manacapuru estava em 716 megawatts (MWt) já o consumo máximo de outubro do ano passado (período de verão) foi de 1.534 megawatts.