Amazonas anuncia chegada de nova remessa de vacinas contra Covid-19

FOTO: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta quinta-feira (15/07), a chegada de uma nova remessa com 63.250 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), prevista para a madrugada desta sexta-feira (16/07). Ele ressaltou que, deste total, 52.500 doses serão destinadas para a continuidade da vacinação na capital, Manaus.

Durante transmissão ao vivo, exibida pelas redes sociais, o governador enfatizou a importância do avanço da vacinação no Amazonas, para a redução dos índices da Covid-19 no estado.

“A gente não tem dúvida da eficácia da vacina, o número de internações diminuiu nos hospitais por causa da vacinação. Não existe outra arma mais poderosa contra a Covid-19, é vacina”, disse Wilson Lima.

“Todas elas passaram por um processo rigoroso de testes, passaram pela Anvisa, por todos os órgãos de controle e todas elas funcionam contra a Covid-19”, acrescentou o governador.

Vacina Amazonas – Os mutirões deste sábado (17/07), nos municípios de Manaquiri, Careiro Castanho e Careiro da Várzea, têm como meta vacinar, ao todo, 2.500 pessoas.

Deste total, dois mil imunizantes são destinados à aplicação da primeira dose em pessoas a partir de 18 anos, sendo mil para Manaquiri e mil para Careiro Castanho. Outras 500 vacinas são para a aplicação da segunda dose no município de Careiro da Várzea.

“É importante que as pessoas tomem a segunda dose, só a primeira não garante a imunização total. Então tem que ir ao posto”, ressaltou Wilson Lima.

Os mutirões ocorrerão simultaneamente, das 8h às 17h, nos três municípios. Com mais essas ações, chegará a 14 o número de mutirões da campanha Vacina Amazonas, realizados em parceria com as prefeituras municipais. Para se vacinar, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).

Outros mutirões – Em 11 edições do mutirão – duas realizadas em Manaus – mais de 231.553 pessoas já receberam a primeira dose. A primeira edição do mutirão da campanha Vacina Amazonas imunizou 141 mil pessoas na capital, nos dias 11 e 12 de junho.

Outros dois mutirões foram realizados, simultaneamente, no dia 19 de junho, em Novo Airão e Manacapuru, quando 8,2 mil pessoas foram vacinadas. No dia 26 de junho, Parintins foi o quarto município a receber o mutirão, vacinando mais de 5 mil pessoas.

No quinto mutirão realizado na capital durante 24 horas, nos dias 29 e 30 de junho, foram 58.534 doses aplicadas. O sexto mutirão foi realizado no dia 3 de julho, em Rio Preto da Eva, com 3.159 doses aplicadas.

Os cinco últimos mutirões da campanha Vacina Amazonas foram realizados no dia 10 de julho, simultaneamente, nas cidades de Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, com alcance de 15.660 mil pessoas vacinadas.

Confira os pontos de vacinação deste sábado (17/07):
Das 8h às 17h

Manaquiri:

– Ginásio José Lins (pedestres)
– Lateral do Ginásio José Lins (drive-thru)
– Igreja Assembleia de Deus IEADAM, no Areal (pedestre)
– Igreja Assembleia de Deus Tradicional, no Castanhal (pedestre)
– Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Novo (pedestre)
– Associação de mototáxi, no bairro Alan Freire (pedestre)
– Porto DNIT (drive-thru fluvial)

Careiro Castanho:

– Posto no pátio do Caec – BR-319 (drive-thru)
– Ginásio Osmar de Oliveira (pedestre)
– Quadra da Escola Estadual Pedro dos Santos – Purupuru (zona rural – pedestre)

Careiro da Várzea:

– Porto Gutierres