Por determinação do governador Wilson Lima, barco do Ipem vai funcionar como hospital flutuante

Wilson Lima autoriza a adaptação/FOTOS: Diego Peres/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, acompanhou, nesta segunda-feira (24/05), o funcionamento do hospital flutuante em Careiro da Várzea, na Região Metropolitana de Manaus. O município, localizado na Calha do Baixo Solimões, é afetado pela subida do rio e recebeu as ações da Operação Enchente 2021.
Por determinação do governador Wilson Lima, a Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) chegou ao município na madrugada da última sexta-feira (21/05) e foi adaptada para fazer o atendimento hospitalar da população.

FOTOS: Diego Peres/Secom

“Tem algumas estruturas que foram comprometidas ali no hospital, então a gente já começou a movimentar e transferir parte das estruturas aqui para essa unidade fluvial que é do Ipem, esse barco que já esteve em outras ações na área social, agora está na área da saúde. Aqui a gente já montou, inclusive, um leito, para caso de emergência ou urgência, tem laboratório, tem um consultório médico”, destacou o governador.

A cheia ainda não invadiu a unidade hospitalar do município, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) constatou que o sistema de esgoto já estava comprometido. Por conta disso, a adaptação da unidade fluvial do Ipem em hospital foi antecipada.

Há uma sala de observação, uma sala de medicação e consultório médico. A ampliação dos serviços ocorrerá se a unidade do município alagar, o que ainda não ocorreu.

Maria das Neves foi uma das pacientes atendidas no barco hospital. O laboratório da policlínica do município já foi transferido para o barco. Maria entregou amostras e coletou sangue para exames de rotina. Ela lembrou que com os riscos que a cheia oferece, é importante não descuidar da saúde.

“Eu acho essa iniciativa muito boa mesmo, porque a gente sofre bastante nesse período aqui. E também tem os animais que vem com essa época de cheia, vem muito bicho, essas coisas, cobra”, disse.

O atendimento de urgência já está sendo feito na unidade fluvial. Os atendimentos ambulatoriais estão sendo feitos em uma Unidade Básica de Saúde (UBSF) municipal, uma parceria com a prefeitura do município.

Aos prefeitos, o governador tem solicitado que a vacinação contra a Covid-19 não seja suspensa, mesmo com as dificuldades impostas pela cheia. Careiro da Várzea já recebeu 30.692 doses de imunizantes contra a Covid-19, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Parque de imagem – O Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, entregou ao município um equipamento de ultrassonografia novo. A renovação do parque de imagem da rede estadual de saúde, da capital e do interior, é uma das ações do programa Saúde Amazonas. Entre os mais de 300 itens adquiridos, estão aparelhos de ultrassom, raio-X digital, tomógrafos, eletrocardiógrafos e eletroencefalógrafos.

São R$ 20 milhões para aquisição de equipamentos que estão sendo entregues às unidades dentro do planejamento. Equipamentos obsoletos de raio-X, de ultrassonografia e de tomografia estão sendo substituídos por aparelhos novos e mais modernos, possibilitando diagnósticos mais rápidos no interior e na capital.

Reforço no interior – O Governo do Amazonas adquiriu 59 aparelhos de ultrassom e 61 digitalizadores de imagem para equipar os municípios do interior do Amazonas, além de outros equipamentos de imagem, como quatro tomógrafos para implantar estrutura de média e alta complexidade, nos hospitais de municípios polos de saúde regional. A ação é prevista no Projeto Saúde nas Calhas, do programa Saúde Amazonas.