Wilson Lima já recebeu 15 prefeitos para discutir demandas dos municípios do AM

Governador Wilson Lima reunido com prefeitos do interior/Diego Peres

O governador do Amazonas, Wilson Lima, continua atendendo os prefeitos do interior para discutir as demandas dos municípios. Ao todo, 15 gestores municipais já foram recebidos. Nesta terça-feira (26/02), houve reuniões com os prefeitos de Envira e Itacoatiara, na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste da capital.

Acompanhado de vereadores, o prefeito de Envira, Ivan Rates da Silva, entregou uma lista de demandas ao governador, entre as quais a construção da estrada que liga a cidade amazonense, no rio Jurupari, ao município acreano de Feijó. “Hoje o tráfego só se faz via aérea, em um voo de pelo menos 30 minutos, o que tem prejudicado a economia da região”, disse o prefeito.

O governador adiantou que já é uma preocupação do Governo retirar a região do isolamento e que vem mantendo tratativas com o governador do Acre, Gladson Cameli, para o desenvolvimento de ações em parceria.

“Demora-se cinco horas pra chegar em Envira, indo em avião pequeno, saindo de Manaus. Todos os municípios daquela região sofrem muito com a distância. Na cheia, a dificuldade para chegada de mantimentos é imensa. Em alguns períodos do ano as balsas não chegam até o município. E nesse processo todo é fundamental o apoio que nós recebemos do estado do Acre, sobretudo, o atendimento às pessoas quem necessitam de assistência médica”, disse Wilson Lima.

O Governo do Estado reforçou ações para ampliar o atendimento na área de saúde e o socorro de emergência naquela região do estado. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também já mapeou obras que estão paradas em todo o estado e está trabalhando para estabelecer novo cronograma de execução. Alguns contratos identificados em municípios, de acordo com o levantamento, foram executados, em governos anteriores, além da capacidade técnica de recursos do próprio estado.

Itacoatiara – Durante a tarde desta terça-feira, o governador também recebeu o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira, e vereadores do município. A principal demanda apresentada foi a melhoria na malha viária da cidade.

O prefeito de Itacoatiara destacou que há necessidade de apoio do estado de recuperação das vias do município, assim como a duplicação da rodovia AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara. “Esse diálogo é importante. Foram quase duas horas de reunião, discutimos saúde, segurança, infraestrutura e é muito bom ter essa comunicação com o Governo do Estado”, disse Antônio Peixoto.

O governador informou ao prefeito que o projeto de duplicação da AM-010 vem sendo reavaliado e que Itacoatiara também passa por levantamento e fiscalização de contratos, inclusive na área da saúde. De imediato, na área da saúde, a Secretaria de Saúde informou que já iniciou o processo de compra dos insumos para o funcionamento do mamógrafo, do município, que está parado.

As dificuldades apresentadas por Itacoatiara são também comuns em outros municípios, conforme avaliou o governador e o Estado vai resolver o que é prioridade.

Itamarati e Juruá – Os prefeitos de Itamarati e Juruá, municípios que ficam na calha do rio Juruá, no sudoeste amazonense, foram recebidos ontem, segunda-feira (25/02).

O prefeito de Itamarati, Antônio Maia da Silva, acompanhado de vereadores, apresentou ao governo as principais demandas do município. Melhorias na saúde, ações que minimizem os impactos da cheia do rio Juruá e obras de infraestrutura são as principais, segundo ele. “Nós temos um problema agora na área de saúde e também a cheia. Já foi decretado estado de alerta e também houve um desabamento que destruiu pelo menos doze casas no município”, disse ele.

Entre as demandas também está a aquisição de combustível para geração de energia nas comunidades do interior do município, por meio de convênio com a Secretaria de Produção Rural do Amazonas.

Já o prefeito de Juruá, José Maria Rodrigues da Rocha Junior, destacou que as demandas de infraestrutura. Também, acompanhado de vereadores ele solicitou apoio para obras de recuperação asfáltica e construção do sistema viário do município.

O governador Wilson Lima deixou claro que o governo vai estar mais próximo de municípios da região sudoeste do Amazonas, que enfrentam problemas parecidos e carecem da mesma atenção do Estado. Comissões dos municípios vão reunir com os secretários de governo para tratar temas relacionados à cada pasta. Além de infraestrutura, segurança e saúde também são prioridades.

Agenda – Até agora, o governador recebeu 15 prefeitos do interior. A agenda continua até março. No cronograma, Wilson Lima recebe dois prefeitos por dia.

“Um governo se constrói com comunicação, diálogo. Muitos dos problemas que a gente tem encontrado poderiam ter sido resolvidos se, lá atrás, governo e prefeitura tivessem conversado. Essa agenda com o interior tem sido muito positiva e nós vamos avançar”, disse o governador.

Fotos: Diego Peres/Secom