Wilson Lima visita São Gabriel da Cachoeira em companhia do ministro Santos Cruz(SEGOV)

Wilson Lima ao lado do ministro Santos Cruz, em São Gabriel/Divulgação

O governador Wilson Lima recebeu o ministro-chefe da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, Carlos Alberto dos Santos Cruz, em São Gabriel da Cachoeira, a 850 quilômetros de Manaus, hoje, segunda-feira (06), em visita para verificar as condições e atenção dispensada à saúde indígena, população predominante do município. O presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas, e outros técnicos do Governo Federal compuseram a comitiva.

Em São Gabriel da Cachoeira, o governador também fez a entrega de fomento ao Centro Missionário Juvenil Salesiano, visitou a Casa da Criança Feliz e anunciou para este mês a retomada das obras de recuperação do sistema viário do município, paradas desde o ano passado, e que ainda têm saldo de R$ 4,8 milhões a serem aplicados.

Wilson Lima e ministro Santos Cruz visitam unidade Militar e São Gabriel/Divulgação

A comitiva visitou o Hospital de Guarnição do Exército de São Gabriel da Cachoeira, que funciona por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Comando da Região Militar de Manaus. A unidade oferece consultas pediátricas, ginecológicas, ortopédicas, clínica geral e com anestesiologistas e cirurgiões.

Além dos representantes do Governo Federal, acompanharam o governador na visita a São Gabriel a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, a titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Caroline Braz, e a secretária executiva administrativa do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Santos,

O ministro Santos Cruz destacou o interesse do Governo Federal em atender comunidades indígenas com ações de cidadania. “O governo do presidente Bolsonaro tem esse objetivo de visitar os lugares mais afastados, para tomar contato direto com a realidade do local. Aqui o objetivo é verificar a situação das comunidades indígenas e a melhor forma de aplicar os recursos disponíveis, como desenvolver essas comunidades indígenas para que tenham saúde, educação de melhor qualidade e produtividade nas suas tarefas autossustentáveis”, afirmou.

Para Wilson Lima, a visita da comitiva federal demonstra comprometimento com a região. “É uma prova inequívoca do compromisso que o Governo Federal tem com o Estado do Amazonas e com essa região. Em especial com as comunidades indígenas e tradicionais”, frisou.

– Na cidade, o governador fez a entrega simbólica de fomento do FPS para o Centro Missionário Juvenil Salesiano de São Gabriel da Cachoeira, que atende cerca de 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Os recursos, obtidos por meio do edital 002/2017 do FPS, são de R$ 149.296,94, destinados à aquisição de materiais permanentes e de consumo para laboratório de corte e costura, design e informática, fortalecendo atividades socioeducativas da instituição. Com o aporte, será possível ampliar em 50% o atendimento.

“Eu fiz questão de vir a São Gabriel da Cachoeira para acompanhar essa entrega aqui no Centro Salesiano, que faz um trabalho muito significativo, dando ao jovem do interior essa perspectiva. Há algum tempo o interior tem sido relegado a um segundo plano. Nós estamos visitando todos esses municípios levando esses serviços. Eu tenho feito isso pessoalmente e aqui é mais uma prova disso”, disse.

O padre Antônio Carlos Alves, que administra a instituição, afirma que o investimento chega em boa hora. “Esse fomento vem ao encontro da nossa demanda hoje. De fato, a procura é muito grande, sobretudo no âmbito do curso de informática, que nós estamos ampliando nosso atendimento. A sociedade de São Gabriel da Cachoeira ganha com isso porque os jovens, mesmo distantes da capital, têm a oportunidade de se prepararem para a vida, para o campo de trabalho”, ressaltou.

Aluno do curso de panificação, Welington Pereira Cordeiro, de 17 anos, pretende compartilhar o aprendizado obtido no curso da instituição. “Já aprendi muita coisa. Essa é minha primeira vez e eu estou gostando, espero levar isso para a vida toda e ensinar outros jovens”, enfatizou. A renda obtida com a comercialização dos produtos feitos pelos alunos é revertida para manutenção e melhorias no centro.

Reuniões – Ainda em São Gabriel da Cachoeira, o governador se reuniu com vereadores e lideranças comunitárias do município. Ele também recebeu uma comitiva de professores e ouviu as demandas relacionadas à merenda escolar, reajuste salarial e questões administrativas das escolas. De acordo com informações repassadas pelo grupo, o município estava recebendo merenda escolar de má qualidade e, em alguns casos, fora do prazo de validade.

Wilson Lima esclareceu que o diálogo entre os trabalhadores da educação e o Governo está sempre aberto e se disponibilizou a atender as demandas que estejam dentro das possibilidades do Estado.

Projeto – O governador também visitou a Casa da Criança Feliz – Kunhapari Uka Suri, projeto que existe há 15 anos, administrado pelas Irmãs Salesianas. O local capacita crianças e adolescentes em situação de risco, mas abre as portas pra toda a sociedade. São 215 crianças matriculadas em oficinas de bordado, pintura, panificação, artesanato, música, artes indígenas, costura, teatro e esportes. Também são ministradas aulas de informática, em parceira com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).