25 toneladas de farinha de trigo falsificada são apreendidas em depósito na zona Leste de Manaus

Na manhã desta segunda-feira(26/02), a Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apreendeu aproximadamente 25 toneladas de farinha de trigo falsificada, em um depósito que funcionava como uma empacotadora ilegal de alimentos na zona Leste da cidade.

“A Visa Manaus recebeu uma denúncia, a partir da Polícia Civil, informando que nesse depósito havia a suspeita de ensacamento de farinha de trigo falsificada, e prontamente mobilizamos nossa equipe para ir averiguar o local”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

No depósito, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus constataram a presença de grande quantidade do trigo falsificado, além de condições precárias de higiene nas instalações, como lixo acumulado próximo à entrada, funcionários sem vestimenta adequada e a presença de baratas e carunchos.

“O proprietário alegou que a farinha de trigo encontrada seria utilizada na produção de cola, mas há a suspeita de que o produto fosse ensacado em embalagens de marcas legítimas, colocando em risco a saúde dos consumidores”, esclarece Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus.

O depósito foi imediatamente interditado pela Vigilância municipal. As 25 toneladas de farinha de trigo falsificada foram apreendidas em depósito no próprio local, e serão levadas, ao longo dos próximos dias, para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19, da rodovia AM-010.

O proprietário foi conduzido ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para esclarecimentos. Ele também responderá a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor atual é de R$ 139,82, sem prejuízo da devida responsabilização penal.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)