Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça, sob o comando do corregedor nacional, ministro Humberto Martins, atendeu ao público na tarde desta segunda-feira (23) como parte das atividades do primeiro dia da inspeção ordinária que o órgão realiza nesta semana no Tribunal de Justiça do Amazonas. O atendimento ocorreu na sede da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), que funciona no Centro Administrativo Des. José Jesus Lopes, no Aleixo.
Durante o atendimento, os cidadãos amazonenses puderam fazer reclamações, solicitar informações ou sugerir melhorias para o serviço jurisdicional no Estado. O ministro Humberto Martins explicou que o atendimento ao público é uma rotina nas inspeções da Corregedoria Nacional. “Ouvimos as reclamações e, dentro de um contexto normal, vamos analisar caso a caso e, no relatório final (da inspeção) submeteremos ao Conselho Nacional de Justiça”, disse o ministro Humberto Martins.
Na quarta-feira (25), a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça vai fazer novo atendimento ao público, de 9h às 10h, no mesmo local em que foi realizada a atividade desta segunda-feira.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, também esteve presente durante o atendimento e destacou a importância do público poder expor seus problemas à Corregedoria Nacional de Justiça.
“Muito importante esse trabalho feito pela Corregedoria Nacional de Justiça. Com as pessoas sendo atendidas pelo próprio ministro Humberto Martins e tendo a oportunidade de externar suas posições. É a democratização do Poder Judiciário”, afirmou Choy
Pela manhã, o ministro Humberto Martins, acompanhado do presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, visitou unidades judiciárias que funcionam no Fórum Cível Euza Vasconcelos e Fórum Ministro Henoch Reis.
Em Manaus, acompanham o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, os juízes auxiliares da corregedoria nacional Marcio Luiz Coelho de Freitas (TRF1); Miguel Ângelo Alvarenga Lopes (TRF1); Daniel Carnio Costa (TJSP); Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres (TJRO); Nartir Dantas Weber (TJBA) e sete servidores.
Até o final da gestão de Martins, todos os tribunais de Justiça estaduais e regionais federais do país passarão pela inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça. Já foram inspecionados o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região e os tribunais de Justiça de Sergipe, Piauí, Amapá, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará, Roraima, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.