Em uma celebração marcante para a cultura brasileira, duas das mais icônicas tradições populares da Região Norte foram oficialmente reconhecidas como manifestações culturais de relevância nacional. As leis, sancionadas nesta quarta-feira (04/09) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conferem ao Festival Folclórico de Parintins, aos Bois Garantido e Caprichoso, e ao Arraial do Pavulagem o título de bens imateriais do Brasil. Com esse reconhecimento, essas tradições se juntam a outros Patrimônios Culturais Imateriais do país, como as escolas de samba, o forró, as festas juninas e a música gospel.
Durante a cerimônia de sanção, o presidente Lula destacou a importância desse reconhecimento. “Ao aprovarmos leis como essas, que valorizam a cultura brasileira e transformam essas manifestações que o povo brasileiro cria em algo defensável e operante, podemos fazer com que ganhem visibilidade internacional. São mais duas festas extraordinárias, consolidadas e consagradas na legislação brasileira”, afirmou o presidente, evidenciando o impacto cultural e econômico que essas celebrações têm para o Brasil.
A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino no evento, reforçou a relevância de valorizar a identidade cultural na construção da imagem de um país. “É muito mais do que uma lei! É o resgate de uma cultura; de famílias que vão ao Círio, onde também é palco da pavulagem; aos festejos juninos, na Festa de Parintins. É algo muito significativo para nós, do Norte do país, termos nossas tradições e manifestações reconhecidas nacionalmente. E, claro, que também são atrativos que atraem visitantes de todo o mundo, promovendo o desenvolvimento das nossas cidades”, destacou Lopes.
O Festival Folclórico de Parintins, realizado no Amazonas, é uma das maiores expressões culturais do Brasil, sendo um verdadeiro ícone do folclore nacional. Com mais de 50 anos de tradição, o evento promove uma competição grandiosa entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha, e o Caprichoso, representado pela cor azul. Durante três noites de espetáculos deslumbrantes, as agremiações apresentam uma fusão rica de teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas.
Já o Arraial do Pavulagem, uma manifestação cultural de destaque no Pará, ocorre em Belém durante os meses de junho e julho, e também no arrastão do Círio, em outubro. O evento é um vibrante encontro de música, dança e desfiles coloridos, atraindo multidões que entoam as tradicionais toadas do boi, além dos ritmos do carimbó, marabaixo e cirandas, todos representativos da rica herança cultural amazônica.
Para potencializar o impacto desses eventos e fomentar o turismo na região, o Ministério do Turismo destinou, em 2024, um apoio financeiro de R$ 10 milhões para o Festival de Parintins. O festival, que dobra a população da cidade durante os três dias de festividades, gerando uma injeção econômica de R$ 150 milhões no município, é um exemplo claro do poder transformador dessas tradições culturais. (Portal Marcos Santos/LR Notícias)