Ação em massa: FVS-RCP realiza monitoramento de saúde do 25º Festival das Cirandas de Manacapuru

FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (04/09), o monitoramento de saúde de evento de massa do 25º Festival de Cirandas, realizado quinta-feira (24/08), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

O monitoramento de evento de massa na Vigilância em Saúde ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manacapuru e inclui indicadores de eventos relacionados à saúde para subsidiar a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a intervenção e atuação para proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

Conforme o informe consolidado, com dados das três noites de festival, de 2 a 4 de setembro, foram 102 notificações, sendo 46 de trabalhadores do evento direto, 40 de moradores locais, 13 turistas nacionais e 3 trabalhadores do evento indireto. A maioria das notificações foram da faixa etária de 15 a 24 anos (35), seguido de 25 a 34 anos (30), 1 a 14 anos (16), 35 a 44 anos (12), 45 a 59 anos (7) e 2 de maiores de 60 anos.

Os sinais e sintomas apresentados nas notificações mais comuns foram mal-estar (28%) e dor de cabeça (20%). As principais hipóteses diagnósticas foram fadiga (38%) e trauma (19%). Foram realizados 2 testes rápidos para Covid-19 e 60 testes rápidos para Infecções Sexualmente de Transmissíveis (IST’s). Foi registrado, ainda, um acidente de trânsito.

Também foram realizadas 32.884 ações de prevenção, sendo 20.104 preservativos masculinos distribuídos, 10.080 materiais educativos distribuídos e 2,7 mil orientações ao público. Especificamente sobre ações de vigilância sanitárias, foram realizadas 703 orientações, sendo 647 para comerciantes ambulantes e 56 para serviços de alimentação.

Parceria

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as medidas de segurança para o festival desempenham papel essencial na redução de riscos à saúde pública e no bem-estar de todos os participantes do evento. “Com a divulgação do informe, a FVS-RCP visa, em parceria com a Semsa de Manacapuru, prover informações com objetivo de prevenção à saúde dos moradores durante e depois do festival, assim como a saúde dos turistas”, destaca.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Manacapuru, Glauciane Marinho, destaca que a parceria da ação municipal com a FVS-RCP no município contribuiu de forma positiva para o aprimoramento do monitoramento de saúde no evento para obtenção de parâmetro do perfil epidemiológico da população presente no 25º Festival de Cirandas do município de Manacapuru.

“Essa ação nos norteia para a tomada de decisão e ações rápidas mediante a um possível surto ou evento de emergência em saúde pública, que possa colocar a população em risco”, acrescenta Glauciane.

Capacitação

Na quinta-feira (24/08), a equipe da FVS-RCP realizou um treinamento com profissionais de saúde de Manacapuru para coleta de dados para monitoramento de saúde do 25º Festival das Cirandas de Manacapuru. A capacitação foi voltada para o aprimoramento das equipes de saúde que realizaram a triagem dos pacientes, coletando dados para traçar o cenário das pessoas que buscaram atendimento de saúde, visando montar o perfil epidemiológico.

“Essas informações são importantes para que seja possível identificar necessidades que exijam intervenção em tempo oportuno”, afirma Gabriela Rodrigues, técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde no Amazonas (Cievs-AM), na FVS-RCP.