Ações do Idam beneficiam produtores familiares, em Atalaia do Norte

FOTO: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a entrega de quase 3 toneladas de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Sepror) em Atalaia do Norte, distante 1.138 quilômetros de Manaus. A entrega, realizada na quarta-feira passada (18/03), foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

De acordo com a gerente da unidade local do Idam no município, Vandrícia Gomes, Atalaia do Norte conta com 23 produtores familiares inscritos no programa. Os produtos alimentícios, que incluem banana, macaxeira, abóbora e limão, foram usados para complementar os 150 kits de cesta básica para indígenas.

“O Programa de Aquisição de Alimentos é um dos meios de comercialização mais importantes no município. A unidade local trabalha para auxiliar os produtores para que possam se beneficiar do programa, com assistência técnica, apoio logístico e enquadramento para que estejam aptos a participar”, salientou a Vandrícia.

Um destes beneficiários foi o produtor Abidias Gonçalves Alvarado, que recebeu o apoio do Idam para que pudesse participar desta edição do PAA. Segundo ele, o programa facilitou o processo de venda da sua produção e também permitiu a ele adquirir novas ferramentas agrícolas.

“Antes eu precisava andar na rua para vender minha produção. Agora está muito melhor e menos cansativo para mim”, disse.

Kit Sementes – Além das entregas pelo PAA, a equipe do Idam em Atalaia do Norte também vem realizando a entrega de 200 kits sementes. Os kits incluem sementes de frutíferas, hortaliças e grãos. Segundo Vandrícia, kits já estão sendo entregues a produtores que já possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

PAA/Sepror – O Programa de Aquisição de Alimentos é uma modalidade de compra com doação simultânea do Governo Federal, executada por meio de termo de adesão do Ministério da Cidadania e Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).