Arquidiocese de Manaus anuncia reabertura gradual das igrejas católicas e medidas de segurança para fiéis

Dom Leonardo Steiner anuncia liberação gradual das Igrejas/Foto>CNBB

A Arquidiocese de Manaus anunciou na manhã desta segunda-feira (22), a reabertura gradual das igrejas católicas após o período em que permaneceu fechada por conta do novo coronavírus. A retomada das celebrações presenciais está programada para a próxima quarta-feira (24). Protocolos de biossegurança foram adotadas para que o fiéis voltem a frequentar os templos.

Arquidiocese Durante a coletiva realizada hoje, o arcebispo da capital Dom Leonardo Steiner agradeceu às diversas doações que a igreja recebeu durante o período de quarentena, e disse que com isso conseguiu ajudar mais 40 mil pessoas com doações de cestas básicas e material de higiene pessoal. O retorno das celebrações vão ocorrer de forma gradual. No primeiro momento, com a celebração da eucaristia, dos enfermos e do matrimônio. Em um segundo momento ocorrerão as reuniões de catequese e das pastorais.

Orações Do dia 24 até 4 de julho, serão permitidas apenas as orações pessoais e visitação ao Santíssimo. No próximo domingo (28) acontece a primeira celebração com público, mas com número limitado de pessoas. As reuniões não podem ultrapassar 90 minutos e devem respeitar um espaço de tempo de no mínimo 5 horas entre uma celebração a outra. O distanciamento social e o uso do álcool em gel serão adotados nas igrejas. As igrejas estavam fechadas desde do dia 26 abril, quando o Governo do Amazonas decretou isolamento e distanciamento social por conta do ápice da propagação do vírus na capital.

Fonte: Portal Marcos Santos