Bairros de Salvador seguem com clima de terror e registram novas trocas de tiros

Foto: Reprodução

A noite de terça-feira (5) e madrugada desta quarta (6) tiveram novos registros de violência em Salvador. Os bairros do Calabar e Alto das Pombas, ocupados pela Polícia Militar desde segunda-feira (4), seguem com clima de tensão e policiamento reforçado, enquanto novas ocorrências de troca de tiros foram registradas nos bairros do Engenho Velho de Brotas e Nordeste de Amaralina.

No Alto das Pombas e Calabar, região mais central da capital baiana, escolas estão sem aulas desde a segunda-feira (4). As atividades vão seguir suspensas nesta quarta, e o policiamento continua reforçado em toda região, inclusive com monitoramento aéreo.

‘A gente não tem direito de ficar em casa’, diz morador de bairro em Salvador após troca de tiros e ação com mortos
Após operação com sete mortos em bairros de Salvador, secretário de Segurança Pública diz que guerra entre facções criminosas é causa da violência na Bahia

Por causa do clima de insegurança, algumas famílias decidiram deixar o bairro na noite de segunda-feira. Outros moradores, que ainda estão no Alto das Pombas e no Calabar, não descartam a possibilidade de mudança.

Entre segunda e terça-feira (5), dez suspeitos morreram em confrontos com a polícia. Não há registro de policiais ou moradores inocentes feridos.

Na noite de terça-feira, moradores do Engenho Velho de Brotas, bairro que fica a cerca de 3,5 km do Alto das Pombas, viveram momentos de tensão com intenso tiroteio antes das 20h. A Polícia Militar informou que foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou um homem morto.

No Nordeste de Amaralina, comunidade que fica em um dos maiores complexos de bairros da periferia de Salvador, também houve registro de tiroteios na noite de terça-feira. Até o momento não há registro de feridos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que mantém as ações de inteligência e repressão qualificada nesta quarta-feira, em todas essas localidades aonde houve registros de tiroteios na noite de terça.

Com o registro do corpo encontrado no Engenho Velho de Brotas, até a madrugada desta quarta-feira o balanço da SSP-BA entre segunda e quarta-feira é de:

11 pessoas mortas
8 pessoas presas
4 ações com reféns e 17 reféns liberados
Apreensão de 6 fuzis, 11 pistolas e 3 granadas

Mesmo com a troca de tiros na terça-feira, alguns mercados e padarias da região do Alto das Pombas e do Calabar voltaram a abrir as portas.

Apesar disso, escolas da região seguiram fechadas e o posto de saúde do Alto das Pombas, a Unidade de Saúde da Família Ivone Silveira, só funcionou durante a manhã.

Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que por causa da sensação de insegurança no bairro de Alto das Pombas e entorno, 1.511 estudantes das escolas municipais tiveram as atividades suspensas.

Confira abaixo as escolas fechadas nesta quarta:

Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima;
Casa da Amizade;
Professor Antônio Carlos Onofre;
Cidade de Jequié;
Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano de Góis;
Centro Municipal de Educação Infantil do Calabar.(g1)