Câmara Municipal homenageia Osiris Silva, economista responsável por mais de 100 projetos na ZFM

Economista Osires M. Araujo da Silva(E)/Foto: Arquivo da CMM

O homenageado é também um dos principais escritores sobre a defesa e desenvolvimento da Amazônia…

A defesa de assuntos e interesses da Amazônia motivou o vereador Eduardo Alfaia (PMN), a realizar nesta sexta-feira (06/10), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a outorga da Medalha de Ouro Samuel Benchimol a Osiris Messias Araújo da Silva, economista, citricultor e escritor.

O autor da propositura, reconheceu o homenageado como “um homem notável, um verdadeiro ícone do Amazonas, cujas contribuições para a sociedade, economia e ciência possuem um valor incomparável”.

“O senhor Osiris contribuiu com a Zona Franca, através dos seus artigos, do seu empenho e do seu exercício laboral, sempre pensando no amazônida e no desenvolvimento da nossa região. Portanto, hoje sou eu que me sinto honrado de poder realizar esta homenagem ao senhor”, afirmou Alfaia durante o início dos discursos.

Entre as diversas personalidades presentes, Muni Lourenço Filho, presidente da Federação Agrícola e Pecuária do Amazonas (Faea), também realizou seu pronunciamento, declarando o pioneirismo e ousadia de Osiris ao promover o cultivo de laranja, em uma outra época onde havia incredulidade a respeito deste processo

“Hoje, graças ao seu Osiris, milhares de crianças da rede pública de ensino tomam suco de laranja produzida no Amazonas, que foi aberta esta possibilidade quando ele presidiu a Amazoncitrus. Ele foi o autor da lei que possibilitou a regionalização da merenda escolar na rede pública estadual”, proclamou Muni Lourenço.

O laureado do dia teve a sua oportunidade de ocupar a tribuna no Plenário Adriano Jorge, e lecionou, entre outros assuntos, a respeito de temas do seu domínio como a problemática do aproveitamento adequado de recursos naturais, desenvolvimento sustentável, reforma tributária e incentivo à produção de alimentos.

“Estou convicto que o fator fundamental de minha homenagem se deve, de última instância ao meu trabalho como pioneiro com a citricultura de manejo na zona rural de Manaus, e por outro lado, as contribuições que supostamente presto ao estudo da economia e das ideias desenvolvimentistas do nosso estado”, afirmou o homenageado em seu discurso.

“O pleno equilíbrio entre recursos escassos e ao bem-estar pode, ao que se presume, ao desenvolvimento, conceito, que em síntese diz a respeito do estado de espírito potencializado pela coletividade”, asseverou o escritor, ao defender que diversas áreas profissionais e governamentais da sociedade devem se unir em prol do bem comum.

O economista concluiu seu raciocínio parafraseando o discurso de posse de John F. Kennedy: “Não pergunte o que o Amazonas pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo Amazonas”.

Estiveram presentes os honoráveis Serafim Corrêa; secretário da SEDECTI, Muni Lourenço Filho; presidente da Faea, Aluízio Barbosa; presidente da CIAMA, Jorge Souza Lima; presidente da ACA, Ronney Peixoto; secretário da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (SEMIG), Alcebíades Oliveira ; coordenador do Grupo Focus: Fórum de Estudos Amazônicos, Marcus Anselmo da Cunha Evangelista, presidente do CORECON-AM, Claudio Decares; presidente da Associação de Citricultores do Amazonas – AMAZONCITRUS), Dahilton Cabral; diretor da ACA, Nelson Azevedo dos Santo; vice-presidente da FIEAM.

Homenageado – Osiris Messias Araújo da Silva, nasceu em Benjamin Constant, no interior do Amazonas, é economista formado pela Universidade do Amazonas, turma de 1969. Como consultor de empresas, é responsável técnico por mais de 100 projetos de implantação na Zona Franca de Manaus, desde 1972.

Atuou no serviço público, exercendo os cargos de Secretário de Economia e Finanças da Prefeitura de Manaus (1983-1986), Secretário de Indústria, Comércio e Turismo e da Fazenda do Amazonas (1987-1991), nesse período foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Amazonas, representante substituto do governador do Estado perante o Conselho de Administração da Suframa (CAS) e da Sudam (CONDEL), além de membro convidado do Conselho de Gestão Estratégica no Instituto Municipal de Planejamento Urbano – IMPLURB na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto (em 2009).

Como produtor agrícola, foi o pioneiro na implantação da citricultura de cultivo no Amazonas em 1976, sendo sócio fundador, foi presidente da Associação Amazonense de Citricultores (AMAZONCITRUS) até 1993.

É, desde 2009, articulista econômico do jornal A Crítica, em cujo veículo mantém coluna semanal na qual aborda questões de desenvolvimento regional, Zona Franca de Manaus, política industrial e do setor primário, meio ambiente e sustentabilidade. A coluna é compartilhada em outros portais.

Escritor das obras “Gymnasianos”, “Pan-Amazônia: visão histórica, perspectivas de integração e crescimento” e “Economia do Amazonas: visões do ontem, do hoje e do amanhã”, “Rota da Biodiversidade: Alternativas para o Crescimento Econômico do Amazonas”. Também é autor dos seguintes ensaios econômicos: “Socioeconomia da Amazônia”, “Agenda ZFM/50,” e de “Meninos do Manaquiri”, romance memorialista.

É membro do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos – GEEA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA); e foi Conselheiro do CORECON-AM, mandato 2018/2020.(Assessoria)