Câmara Municipal participa de Fórum sobre Mudanças Climáticas e Defesa da Floresta Amazônica

Vereador Joelson Silva representará o Legislativo Municipal/Foto> Robervaldo Rocha

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) é uma das instituições públicas que participarão como convidadas do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, e será representada pelo presidente da casa legislativa, vereador Joelson Silva (PSBD). O evento começa amanhã, quinta-feira (05), no Pavilhão Princesa Isabel, localizado no Centro Histórico de Manaus, e prossegue até sexta-feira (06), com uma vasta programação voltada para as discussões sobre mudanças climáticas e defesa da floresta amazônica.

O fórum é promovido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A abertura dos trabalhos será justamente na data em que se celebra o “Dia da Amazônia”, e o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

“Estamos também nessa luta pela preservação do nosso bem maior, e participar de um evento como este é de suma importância para o futuro da nossa cidade e de toda a região”, frisa Joelson Silva.

Além da palestra magna que será feita pelo prefeito Arthur Neto, na qual serão mostradas ações de preservação na cidade, como o plantio de 34,7 mil mudas de árvores, o fórum terá também painéis sobre economia, desenvolvimento urbano, sustentabilidade da floresta e cooperação regional descentralizada.

“A prefeitura dá o exemplo para o mundo, que é discutir e buscar soluções para o problema, que assola a Amazônia e prejudica todo o planeta”, destaca Joelson Silva.

Intercâmbio

O evento reunirá, ainda, representantes de organizações nacionais e internacionais, entre os quais os da Embaixada da Noruega e do governo da Alemanha, o que possibilitará intercâmbio de iniciativas das principais capitais do bioma amazônico, envolvendo urbanização da região, impactos da revolução industrial sustentável, soberania territorial e análise de cases de instituições que exercem o desenvolvimento de maneira inteligente.

Manifesto

Ao final do evento, será elaborado um “Manifesto de Cidades Amazônicas”, como manual de responsabilidade sustentável, que deve ser apresentado na 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, que ocorre em dezembro deste ano, na cidade de Santiago do Chile.