Mercado de carbono: Sema habilita 14 novos Agentes Executores de Serviços Ambientais

Fotos: Divulgação/Sema

Resultado do Edital nº 03/2023 foi divulgado no Diário Oficial do Estado…

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) divulgou, no Diário Oficial do dia 08 de novembro, o resultado do Edital nº 03/2023, para habilitação de novos Agentes Executores de Serviços Ambientais no Amazonas. Neste chamamento, 14 instituições foram credenciadas, as quais poderão submeter projetos para gerar novos créditos de carbono para o estado.

Os agentes executores selecionados terão a responsabilidade de elaborar e implementar programas, subprogramas e projetos de valorização e manutenção dos serviços ambientais. Com os novos selecionados, chega a 25 o número total de agentes executores habilitados pela Sema, nos quatro editais lançados com essa finalidade.

Atualmente, empresas ou instituições habilitadas poderão submeter propostas de projeto REDD+ (sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), por meio do Edital para Proposta de Projetos de Carbono, lançado no dia 5 de junho deste ano.

Neste edital, o Governo do Amazonas quer incentivar a geração de créditos de carbono decorrentes da execução dos projetos e ampliar a capacidade de captação de recursos com a venda desses ativos.

Os agentes poderão fazer a submissão de propostas para qualquer uma das 42 UCs do estado, demonstrando, segundo padrões de certificação, sua contribuição para capturar ou reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Eles também devem seguir padrões internacionalmente reconhecidos, que permitam a captação de recursos via comercialização de créditos de carbono.

Confira os novos agentes habilitados:

Instituto Acariquara

LF Ambiental LTDA

Maucco Serviços de Engenharia Ambiental LTDA

Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Instituto Piatam)

Terra Vista Gestora de Recursos LTDA

Biosphere Projetos Ambientais S.A

Ecosecurities do Brasil LTDA

D. Diamond LTDA

Eccon Soluções Ambientais

Banco Verde Crédito de Carbono LTDA

Future Carbon Group

Permian Brasil Serviços Ambientais LTDA

Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam)

Tuxtu Conectividade Ambiental

O resultado dos demais editais podem ser conferidos no site da Sema.