Meio ambiente: Ministério aponta que fumaça que cobriu Manaus veio de incêndios no Pará

Foto: Reprodução

Segundo dados de satélite, a fumaça carregada para Manaus nos últimos dias vem principalmente de incêndios no Pará. O fogo ocorre em áreas privadas, assentamentos e em Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Os dados estão em uma postagem no antigo Twitter.

Ibama e ICMBio já extinguiram incêndios em mais de 50 regiões no Pará. Recentemente o governo federal reforçou equipes e enviou equipamentos de combate ao fogo para as áreas mais críticas.

Em 13 de outubro, após pedido do Estado do Amazonas, o Ibama e o ICMBio anunciaram envio de equipamentos e reforço de 149 brigadistas, totalizando 289. Em duas semanas de atuação, os focos de calor caíram 78%.

Nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea, Careiro, Iranduba e Manaquiri, a redução foi de 94%, 97%, 99%, 93% e 98%, respectivamente.

Em Careiro, após a extinção dos incêndios e a redução da fumaça que chegava em Manaus, os brigadistas do Ibama realizaram palestras e atividades de educação ambiental. Por solicitação do município, também foi preparado um curso para formação de brigadas voluntárias no local.

Ibama e ICMBio atuam com 3.534 brigadistas no país em 2023, aumento de 12,3% em comparação com o ano passado. Os brigadistas combatem incêndios florestais em áreas federais e apoiam as ações dos Estados.

Incêndios florestais em 2023 foram agravados pelo acúmulo de áreas desmatadas ilegalmente nos últimos anos e por eventos climáticos. A ocorrência do El Niño mais forte desde 1997, intensificado pela mudança do clima, causou uma das piores estiagens da história da região Norte.(Portal Marcos Santos)