Carro tenta furar bloqueio e invadir residência oficial de Lula na Alvorada

Foto: Valter Campanato

O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofreu uma tentativa de invasão no início da manhã deste sábado(24). Militares que estavam no local chegaram a atirar contra o veículo. Ninguém foi preso até o momento.

As informações foram publicadas inicialmente pelo site Metrópoles, e confirmadas ao Estadão. O motorista estava em um Ford Focus preto, e seguiu na direção do palácio, por volta das 06h00. Ele recebeu a ordem de parada, mas não obedeceu, segundo o site.

O dispositivo de segurança que serve de bloqueio à passagem de veículos furou os pneus do carro, mas o condutor seguiu em direção ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Os tiros dados pelos militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) seriam apenas de advertência, conforme fontes do governo. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Federal vai investigar a autoria e a motivação do episódio, segundo interlocutores do governo.

Lula não estava no local quando o fato ocorreu, apesar de ter retornado à Brasília, no final da tarde de sexta-feira, 23, após compromissos oficiais no Rio de Janeiro.

Essa não é a primeira vez que um carro avança o bloqueio do Alvorada. Casos semelhantes foram registrados pelo menos em 2011, 2017 e 2020. Em todos eles, a estrutura conteve o invasor e a integridade física dos respectivos presidentes não foi ameaçada.

Em 2020, um homem com suspeitas de estar embriagado chegou a superar o espelho d’água que separa a área restrita do Alvorada do espaço acessível ao público. Ele foi detido no gramado central, a cerca de 300 metros da entrada principal do edifício.(Redação do Terra)

(**Com informações do Estadão)

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/carro-tenta-furar-bloqueio-e-invadir-residencia-oficial-de-lula-na-alvorada,a125cd99cac8ac2dfcbede7f20fc1033qjj4diod.html?utm_source=clipboard