Cigás promove agenda positiva para tratar de parcerias socioambientais com Sema e Ipaam

FOTOS: Divulgação/Cigás

A iniciativa está inserida no âmbito do programa Cigás em Compliance…

FOTOS: Divulgação/Cigás

Oportunidades de parcerias foram pauta de agenda entre a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) nesta quinta-feira (13/07), na sede da concessionária do serviço público de distribuição e comercialização de gás natural. Em foco, ações integradas no âmbito da responsabilidade socioambiental com impacto junto à sociedade.

De iniciativa da Cigás, por meio das gerências de Governança, Riscos e Compliance (GEGRC) e Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GSQSMS), representadas por suas gestoras Larissa Cardoso e Jaluza Freitas, respectivamente, a agenda marcou o início de um amplo trabalho no âmbito do programa Cigás em Compliance, visando avançar em sua abrangência, incluindo entre outros pilares, o de Sustentabilidade, relacionado às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança).

“O nosso objetivo é que a Companhia possa avançar no desenvolvimento de melhores práticas socioambientais, que gerem impactos positivos à sociedade”, disse a gestora Larissa Cardoso. Ela explicou que o programa Cigás em Compliance foi lançado há pouco mais de um ano, sendo o primeiro da esfera pública estadual, e hoje conta sete pilares implantados (Suporte da Alta Administração; Políticas de Integridade; Treinamento e Comunicação; Gerenciamento de Riscos; Controles Internos e Monitoramento; Due Diligence; e Canais de Ética), porém, a intenção é continuar evoluindo em seu aprimoramento.

Entre as propostas apresentadas, cabe destacar as ações de educação ambiental, monitoramento da qualidade do ar e ainda, outras aplicadas em unidades de conservação e parques. Um grupo de trabalho com representantes da Cigás e dos órgãos envolvidos será criado para a formatação de projetos. À Companhia, além de suporte técnico, caberá destinar recursos para o desenvolvimento de projetos especialmente elaborados pelo grupo.

“A reunião foi extremamente produtiva e foram estabelecidas algumas possibilidades bem objetivas para potencializar a participação da Companhia no contexto de responsabilidade ambiental, com perspectivas muito favoráveis para a sociedade amazonense”, disse o diretor-presidente da Companhia, René Levy Aguiar.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, fez questão de destacar a complexidade que envolve não somente o serviço de fornecimento de gás natural, mas todo o planejamento de estruturação da Cigás que oferece um serviço tão importante, inclusive sob o prisma ambiental. Do ponto de vista das parcerias, ele mostrou-se muito satisfeito com o resultado do encontro.

“Essa união de esforços segue determinação que o próprio governador, Wilson Lima, tem dado de uma integração cada vez maior das estruturas que fazem parte da governança geral do Estado, para que a gente possa otimizar cada vez mais essas entregas, então, eu saio muito satisfeito”, afirmou Eduardo Taveira.

Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, frisou a atuação conjunta no trabalho do licenciamento ambiental das obras da rede de distribuição de gás natural (RDGN). Ele destacou como sendo muito bem-vinda a iniciativa da Companhia de buscar a parceria do Instituto que, segundo ele, possui inúmeros projetos com vistas à sustentabilidade. Participaram ainda a assessora da Presidência do Ipaam, Maria do Carmo dos Santos, além das gestoras dos setores de Governança, Riscos e Compliance (GEGRC) e Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GSQSMS) da Cigás, que representarão a Companhia no grupo de trabalho.