Com aumento na taxa de transmissão do coronavírus no AM, secretário de saúde alerta para necessidade de vacinação

Foto: Arquivo

Devido a um aumento na taxa de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19, no Amazonas, o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, alerta para a necessidade do público se vacinar.

“Estamos entrando em nosso ‘inverno amazônico’ que sempre traz um aumento exponencial de outras viroses respiratórias”, diz o titular da SES-AM, em comunicado.

De acordo com Samad, desde 10 de outubro a taxa de transmissão do novo coronavírus vem subindo no Estado e, claro, aumentando o número de casos da Covid-19.

“É urgente, portanto, os faltosos procurarem os postos de vacinação das prefeituras para, principalmente, completarem sua dose de reforço”, recomenda Anoar Samad.

Leia o comunicado:

Quase três anos após os primeiros casos da doença terem sido detectados na China, a Covid-19, apesar de atualmente não representar o mesmo flagelo e pesadelo de outrora, ainda permanece circulando entre nós gerando novas ondas de infecções e deixando em estado de alerta todas as autoridades sanitárias. Já podemos verificar esses surtos em diversas partes da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos. A taxa de transmissão do Coronavírus (Rt) aqui no Amazonas vem subindo e, claro, aumentando o número de casos desde 10 de outubro.

Estamos entrando em nosso “inverno amazônico” que sempre traz um aumento exponencial de outras viroses respiratórias.

Já foi comprovado que a melhor estratégia (Na verdade a única) para lidar com a Covid 19 é o reforço da vacinação.

Infelizmente ainda temos, no Amazonas, mais de 1.500.000 pessoas que não tomaram suas doses de reforço e cerca de 500.000 não tomaram a 1ª dose.

É urgente, portanto, os faltosos procurarem os postos de vacinação das prefeituras para, principalmente, completarem sua dose de reforço.

Não esperem os casos aumentarem mais ainda para todos correrem ao mesmo tempo para se vacinar, exatamente como aconteceu no início deste ano, superlotando os pontos de vacinação com filas intermináveis.

Faça a sua parte e com certeza teremos um fim de ano mais seguro e tranquilo para todos nós. Não vacilem e sim VACINEM-SE. Dr. Anoar Samad Secretário de Estado de Saúde.(Portal Marcos Santos)