Comissão da CMM intensificará divulgação de informação sobre normas de gestão ambiental

Comissão discute normas a serem aplicadas na CMM/Foto: Robervaldo Rocha

A Comissão do Programa de Manutenção dos módulos de Gestão da Câmara Municipal de Manaus (CMM), reuniu na quinta-feira (01/08), para discutir os métodos e ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental que deverão ser implementados na rotina dos servidores a fim de manter os certificados das normas ISO 14001, de gestão ambiental.

De acordo com o assessor legislativo da diretoria de Gestão e Tecnologia da informação, Maurício Silva Malheiros, integrante da Comissão, o objetivo da Comissão é despertar o interesse dos servidores em relação as normas da coleta seletiva, diminuição no uso de copos descartáveis, reutilização de papel e redução no consumo de água e energia elétrica.

“Detectamos que nem todos os servidores cumprem as normas, precisamos de mais pessoas para abraçar essa causa e desenvolver as ações previstas nas normas do Sistema de Gestão Ambiental dentro da CMM. Os integrantes da Comissão terão um papel importante, eles serão nossos parceiros e vão nos ajudar a divulgar o amor que nós os servidores da Coordenadoria de Gestão, temos pelas certificações ISO 9000, de gestão qualidade e ISO 14001, de gestão do meio ambiente”, completa.

A assessora legislativa, Alcicléia Araújo, do Departamento de Gestão da CMM, que também é integrante da Comissão, afirmou que o foco da Comissão do Programa de Manutenção dos módulos de Gestão será a coleta seletiva. Segundo ela, cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem e é preciso destacar a importância da coleta seletiva entre os servidores da Casa.

“Essa Comissão vai nos ajudar na fiscalização do lixo descartado incorretamente, que ainda acontece em locais pontuais. A Câmara Municipal, o meio ambiente, o servidor e a coletividade, todos ganham. Juntos vamos trabalhar para que melhore o Sistema de Gestão Ambiental da Câmara”, salienta.

A comissão criada em junho de 2019, é formada por oito integrantes dos departamentos da Coordenadoria de Gestão, Financeiro, Protocolo e Serviço Social. Entre os procedimentos que serão discutidos estão o Manual de Gestão Integrado (MGI), Política Ambiental, Controle Operacional, Coleta Seletiva, Objetivos, Metas e Programas, Controle de Resíduos Gerais, Ações, Corretivas e Preventivas, Instruções de Atendimento à Emergência e Monitoramento Ambientais.