Comissão de Transporte da CMM reúne com secretário Carijó sobre PL dos aplicativos

Vereadores reunidos com secretário Alberto Carijó(D)/Robervaldo Rocha

A Comissão de Transportes, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai se reunir com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), depois do carnaval, para tratar sobre a regulamentação do transporte por meio de aplicativos, de acordo com decisão tomada ontem, segunda-feira (25), após reunião entre os vereadores da comissão e secretário municipal de Articulação Política, Luiz Alberto Carijó.

Participaram da reunião, na sede da Prefeitura de Manaus, o vereador Rosivaldo Cordovil (Podemos), que preside a comissão, a vice-presidente, Gloria Carratte (PRP), e os demais titulares Diego Afondo (PDT), Elissandro Bessa (SD) e Sassá da Construção Civil (PT). O motivo do encontro foi discutir a minuta do Projeto de Lei elaborado pelo Executivo, para regulamentar o transporte por aplicativos na cidade de Manaus que, deve ser encaminhado à Câmara até o final do mês de março, segundo informou o secretário Luiz Alberto Carijó.

Segundo Rosivaldo Cordovil, o principal objetivo da reunião foi esclarecer as principais dúvidas em relação à minuta do projeto que foi entregue a ele e aos demais vereadores membros da comissão, no último fim de semana. “Hoje, o secretário Carijó nos recebeu e discutimos a minuta do projeto e ficou acertado que, até o final do mês de março, vamos receber a mensagem na Câmara Municipal de Manaus”, informou.

De acordo com secretário de Articulação Política do município, Luís Alberto Carijó, a entrega da minuta do PL aos vereadores da Comissão de Transporte da Câmara foi uma determinação do prefeito Arthur Neto, para que eles pudessem contribuir com o projeto. “Vamos ter uma discussão com o prefeito logo após o carnaval, e em seguida ele deve chamar a comissão para discutir o projeto com todas as correções possíveis”, afirmou.

Segundo Carijó, Manaus está vivendo uma situação nova, e é preciso manter equilíbrio para conservar o sistema de transporte público. “Há quatro anos não tínhamos aplicativos, e hoje, menos de dois anos depois, o número de veículos operando por aplicativos são seis vezes maior que a frota de ônibus. Precisamos, realmente, intervir para que se mantenham o equilibro, sanidade e o sistema de transporte público, inteiro. Porque esse sim é importante para nós”, afirmou.

Audiência pública

Rosivaldo Cordovil disse que antes mesmo da chegada do PL do Executivo, a Comissão de Transporte da Câmara deverá realizar audiências públicas, com todos os segmentos envolvidos na regulamentação do transporte por meio de aplicativos, para tratar sobre a regulamentação. Serão convocados taxistas, mototaxistas, transporte executivo, alternativos, motoristas de ônibus convencional e de implicativos discutir o assunto.

“Esse é um tema que deve ser tratado com muita cautela e responsabilidade. É um assunto de grande relevância e é um dever nosso, da Câmara Municipal, discutir e aprovar este projeto para à sociedade. O usuário deve utilizar o transporte que ele achar melhor”, defendeu.