David e Rotta tomam posse em cerimônia híbrida, tendo como desafio ajudar no enfrentamento à Covid

Foto > Reprodução

Nesta sexta-feira, 1° de janeiro de 2021, o novo prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, tomaram posse, às 14h00, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), juntamente com os vereadores da nova legislatura, a 18ª. Às 16h, ocorre a transmissão de cargo, na sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, onde o prefeito receberá a chave da cidade.

David e Rotta

Após a posse dos vereadores eleitos, David e Rotta fizeram seus juramentos dentro do rito e assinaram os termos. Em seu discurso depois de ser empossado, falou que toda a sociedade manauara estava ali representada no Parlamento e é isso que faz com que a democracia seja linda, pelo poder da representação.

“Nenhum poder subjugue o outro, são independentes e harmônicos. Quando os poderes brigam, como o Executivo e Legislativo, quem sofre é o povo. Vim nesta tarde com muita alegria, neste momento histórico para todos nós. A eleição que não consegui ganhar foi a de vereador. É a eleição mais difícil que tem. É uma honra e um privilégio estar aqui, com os 41 eleitos e a população espera muito de todos. Que possamos trabalhar e dar o melhor de nós para a cidade de Manaus”.

“O povo espera muito de nós. E desconfia muito de nós. Talvez hoje a posição mais inglória na sociedade democrática, muito fragilizada em função de um histórico de desmandos, municipal e estadual, não acredita na política e nos políticos. Esta é a realidade. Falo da independência dos poderes para convidar os senhores para de forma harmônica, resgatar a credibilidade dos políticos e da política. Esse é o momento do povo. Eu sou do povo, vim do povo, com as condições que eu tinha, chegava a ser impossível chegar até aqui”.

Sobrevivência

David Almeida lembrou que entrou na política há 24 anos, quase que por acidente. “Não projetei nem prospectei um dia ser político. Como alguém de uma comunidade, sem parentes ricos nesta sociedade, estava diante de uma situação de sobrevivência. Busquei, em um culto na minha igreja, estava desempregado. Milhares de pessoas que me ouvem estão nesta condição. Entrei na política para ser cabo eleitoral, entregar santinhos. Quero agradecer os que entraram comigo. Não ganhei a eleição de 2004, mas em 2006 fui eleito deputado estadual”, lembrou o prefeito.

David disse que só tem a agradecer a cidade, com apoio do povo que foi muito bondoso, e a Deus: “que foi com ele que conquistei tudo. Esta grande honra”. Ele agradeceu à família, à filha, aos pais, à amada esposa. “Vivemos um dos momentos mais difíceis do mundo. França fechada, Nova York, Londres, o mundo todo se fecha por algo que está vitimando milhares de pessoas, muitos que se foram na nossa cidade”. O prefeito pediu um minuto de palmas às vítimas da Covid-19, entre elas, sua mãe, que faleceu logo após a eleição dele.

Ano desafiador

Com um ano desafiador pela frente, David lembrou que recebe a cidade com um orçamento com menos R$ 600 milhões para 2021, do que o orçamento executado em 2019. “Seremos implacáveis com o desperdício e os gastos supérfluos. Nossos adversários são a falta de atendimento na saúde, péssimo transporte coletivo, cobrar metas e resultados. Precisamos implementar as ações de governança da iniciativa privada para o setor público, de eficiência, de gestão, de méritos, de cobrança, para que os serviços sejam eficientes, de excelência. Quero viver numa cidade onde possamos oferecer melhor qualidade na saúde, no transporte, na educação, na infraestrutura, no esporte, no lazer. Queremos cuidar das pessoas”.

Covid-19

Um dos grandes desafios logo nos primeiros dias de gestão é o enfrentamento da pandemia da Covid-19, que voltou a deixar o Estado e a capital em alerta. Mais cedo, durante ações já de trabalho como prefeito, David lembrou que a capital foi uma das primeiras a colapsar quanto ao coronavírus, a primeira a sair do pico e a primeira a retornar ao estágio preocupante, com novos picos de casos e internações, além de alta de óbitos por complicações do vírus.

Solenidades

Em ambas as solenidades, o acesso de pessoas será restrito, atendendo às normas de segurança sanitária, que buscam prevenir a proliferação do novo coronavírus. A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) fez a transmissão ao vivo da posse e transmissão de cargo, pela página da Prefeitura de Manaus no Facebook (facebook/prefeiturademanaus). A partir das 16h, o prefeito David Almeida concede entrevista virtual pelo aplicativo Zoom. O link de acesso à coletiva será disponibilizado pelo novo canal de comunicação da Semcom, no Telegram. Os interessados devem acessar o https://t.me/joinchat/TreyUmwi7vAdsdBd, que leva ao canal Semcom.

Mais cedo, em suas redes sociais, o prefeito fez uma publicação dizendo que “Manaus começa a escrever uma nova história a partir de hoje”.

Fonte > Portal Marcos Santos