Deputados do Amazonas aprovam moção de repúdio contra Marina Silva

Foto: Divulgação

Os deputados estaduais do Amazonas aprovaram, em sessão plenária desta quinta-feira (5), moção de repúdio conta a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva. A justificativa seriam as recentes declarações da ministra em relação à rodovia. Os parlamentares consideraram a ministra “intransigente” diante dos argumentos a favor da recuperação da estrada.

“É inadmissível que a ministra Marina não se sensibilize com essa causa. O Amazonas é um estado grande, o maior do Brasil, e não pode mais ficar isolado do restante do país. Sofremos com isso durante a pandemia e estamos vendo agora de novo, durante a estiagem. Nossa logística é complicada, demorada e se tivéssemos a BR-319 poderíamos amenizar esses problemas. Defendo a retomada da 319 desde 2019, quando presidi a Comissão de Transportes desta Casa. O Amazonas precisa, urgentemente, que a 319 se torne trafegável”, declarou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade.

Marina Silva veio a Manaus na quarta-feira (4), junto a uma comitiva com demais ministros e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para anunciar ações de enfrentamento à estiagem. Durante sua passagem, Marina foi duramente cobrada por políticos amazonenses que querem a liberação para pavimentação da BR-319. A licença para as obras na rodovia que liga Manaus a Porto Velho depende da pasta comandada por Marina.

Em nota, a Rede Sustentabilidade Amazonas, partido político da ministra, afirmou que o comportamento crítico dos políticos amazonenses só ocorreu por Marina ser mulher e que nenhum deles fez isso quando o ministro era um homem, Ricardo Salles, condenado por crimes ambientais. Também afirma que o “projeto da BR 319 é complexo, requer estudos aprofundados, deve demonstrar viabilidade social, econômica e ambiental”.(Portal Marcos Santos)