Diretoria de Saúde do TCE-AM realiza evento de conscientização sobre Novembro Azul

Foto : Ana Cláudia Jatahy

No mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, a Diretoria de Saúde do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) promoveu um evento especial para seus servidores, estagiários e terceirizados, abordando temas fundamentais relacionados ao Novembro Azul.

“Nosso setor médico é bastante atuante. Agradeço a presença dos palestrantes e a realização da Diretoria de Saúde, que traz uma temática fundamental à sociedade, sobretudo aos homens”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O evento contou com a participação de palestrantes renomados na área da saúde, trazendo abordagens específicas sobre a saúde do homem. O doutor George Lins, cirurgião e uro-oncologista com subespecialidade em cirurgia robótica e laparoscopia, abordou a temática “Saúde do Homem”, ressaltando a relevância da prevenção e do acompanhamento médico regular, especialmente em relação ao câncer de próstata.

Já o doutor em Endodontia e especialista em Saúde Coletiva, Carlos Alberto de Sales Júnior, apresentou uma palestra com o tema “Atenção à saúde bucal do homem: fatores de risco e prevenção”. O objetivo foi destacar a importância da saúde bucal como parte integrante do cuidado geral com o corpo masculino.

O Novembro Azul é uma campanha mundial que busca alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, tanto do corpo quanto da mente. O foco principal é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade masculina.

A iniciativa da Diretoria de Saúde (DISAU) em parceria com o Departamento Odontológico (DEOD) do TCE-AM buscou proporcionar conhecimento e esclarecimentos aos colaboradores da instituição, visando a promoção de hábitos saudáveis e a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde masculina.

O uro-oncologista George Lins destacou a importância de quebrar tabus relacionados à saúde masculina.

“Ainda existe muito tabu em relação à saúde do homem. Minha intenção é justamente desmistificar isso. Existem estudos que mostram que uma parcela significativa dos homens não se preocupa efetivamente com a saúde, e poucos procuram um médico. Precisamos promover o acesso à informação para que os homens se conscientizem da importância de procurar um médico, mesmo sem sintomas”, enfatizou o especialista.

No campo da saúde bucal, o doutor Carlos Alberto Sales Júnior afirmou a importância do cuidado com as condições bucais na prevenção às doenças, como o câncer na região.

“A gente não pode esquecer que o cuidado com a saúde também inclui a saúde bucal. Sabemos que o sexo masculino tem maior taxa de mortalidade, que envolve uma relutância em procurar assistência médica, geralmente, pela sensação de vulnerabilidade e fragilidade. Quando deixamos de lado esse autocuidado, vemos, consequentemente, um menor cuidado com a saúde bucal. Precisamos identificar os fatores de risco e estabelecer protocolos de tratamento, prevenção e cura”, disse o doutor em endodontia, Carlos Alberto Sales Júnior.(Assessoria)