Em meio a possíveis ataques, EUA retiram 6.800 pessoas de Cabul

Talisbãs tomaram o poder em 15 de agosto/Foto: Reprodução

Os Estados Unidos retiraram 6.800 pessoas do Afeganistão nas últimas 24 horas após alerta para a possibilidade de outro atentado como o de quinta-feira (26), que matou ao menos 170 pessoas, entre elas 13 militares norte-americanos, nos arredores do aeroporto de Cabul.

Um funcionário de alto cargo da Casa Branca afirmou neste sábado (28) que esses evacuados foram transportados em voos militares norte-americanos e da Otan. Mais especificamente, 32 aviões dos EUA retiraram 4 mil pessoas do Afeganistão, enquanto 34 aeronaves da Otan, 2.800.

Desde 14 de agosto, quando foram acelerados os trabalhos de evacuação devido ao avanço dos talibãs, Washington organizou a retirada de 111.900 pessoas do país asiático.

Um dia depois, o grupo insurgente tomou o controle de Cabul, após seus combatentes entrarem na capital sem encontrar resistência, com quase todas as províncias sob controle, e depois da fuga do então presidente afegão, Ashraf Ghani.

As novas evacuações ocorreram após um drone norte-americano ter matado um suposto membro do braço do Estado Islâmico (EI) no Afeganistão, em represália ao atentado no aeroporto de Cabul, que cuja autoria foi reivindicada pelo grupo jihadista.

indivíduo executado supostamente desempenhava um papel de planejamento no EI, mas o Pentágono não explicou se ele participou do atentado contra o aeroporto da capital.

Esse atentado matou ao menos 170 pessoas e deixou cerca de 150 feridas, informaram fontes próximas aos talibãs à Agência Efe. O Pentágono confirmou a morte de 13 militares norte-americanos e que 18 ficaram feridos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deverá se reunir neste sábado (28) com sua equipe de segurança nacional para avaliar a situação em Cabul.(R7 Brasília)