Estiagem: FVS-RCP realiza visitas técnicas a municípios do interior reforçando o plano de ação

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Ação reforça todas as áreas de vigilância do município…

Fortalecendo as ações de combate aos efeitos da estiagem, a Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga nesta segunda-feira (13/11), a visita técnica aos municípios de Parintins, Barreirinha e Nhamundá. A ação ocorreu de 06 a 11 de novembro, com o objetivo de reforçar o apoio a todas as áreas de vigilância municipal.

A equipe volante da fundação auxilia as secretarias municipais de saúde (Semsa) das cidades a estabelecer planos de contenção para o enfrentamento a problemas que podem ocasionar emergência de saúde pública. Por esse motivo, os técnicos da FVS-RCP discutem junto aos municípios estratégias nas áreas de vigilância ambiental, epidemiológica e laboratorial.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que os técnicos do órgão reforçam a importância e o preenchimento correto das informações referentes às doenças e agravos nos sistemas de notificação disponíveis. “São essas informações que norteiam de forma mais assertiva as estratégias de enfrentamentos do setor da saúde, por isto, é tão importante a notificação de forma imediata no sistema de informação, como também a emissão de alerta por meio das secretarias municipais de saúde”, salienta a diretora da FVS-RCP, Tatyana.

As equipes da FVS-RCP também coletaram amostras de reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificar possíveis doenças que podem acometer a população nesse cenário de estiagem.

A apoiadora técnica da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), Yanna Freire, da FVS-RCP, enfatiza que todos os pontos sensíveis para a população dessas cidades precisam ser reforçados, a vigilância precisa ser ativa para identificar de forma oportuna o risco para possíveis surtos de determinadas doenças.

“Esse contato junto aos municípios nesse atual cenário é importante para tentar amenizar os impactos para a população afetada. E isso envolve reforçar vários pontos da atenção, como ofertar água potável ou também o hipoclorito para gerenciamento do recurso hídrico, monitorar a qualidade dos alimentos que estão sendo consumidos nos municípios e também a prevenção e tratamento das doenças comuns na estiagem” destacou, representante do Ceciss-FVS, Yanna.

Medida de tratamento da água

O uso do hipoclorito de sódio é utilizado para tratamento domiciliar da água de consumo humano e recomendado para tornar água própria para consumo humano, prevenindo doenças de veiculação hídrica. Este ano, a Fundação distribuiu mais de 3,9 milhões de frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, usado na desinfecção da água. O produto é distribuído pelas Semsas.