Ex-primeira dama do AM é alvo da Operação Vertex da PF realizada em Manaus

Coletiva da PF sobre prisões da Operação Vertex em Manaus/Foto: Davd Batista

O senador Omar Aziz e a esposa dele, Nejmi Aziz, estão entre os alvos da Operação Vertex, desdobramento da Maus Caminhos, realizada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (19), em Manaus. A informação foi divulgada pelo Jornal da Record.

Policiais federais desde as primeiras horas do dia estão na casa da ex-primeira-dama do Amazonas. O objetivo é recolher documentos que comprovam a participação dela e do marido no esquema de corrupção ativa. Há suspeita de que Nejmi vendeu um terreno para o médico Mouhamad Mustafa, suspeito de desviar milhões de dinheiro da saúde do Amazonas.

A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa de Omar e Nejmi, que ficaram de se pronunciar assim que tiverem mais informações sobre a ação da PF. Nejmi pode ser presa a qualquer momento.

De acordo com nota da PF, a investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em razão dos indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas pelo ex-governador, que por exercer o cargo de senador, poderia ter direito a foro privilegiado no STF.

Em razão do entendimento do Supremo Tribunal de que foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas, o Ministro Dias Toffoli determinou a remessa da investigação ao juízo de 1ª instância, sendo que em janeiro de 2019 a investigação foi retomada.

Entre as vantagens indevidas de que se tem suspeita, teria havido entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.

A investigação está diretamente relacionada com as outras fases da Operação Maus Caminhos.(AM Notícias)