Felipão será julgado pelo STJD e pode ficar fora do banco contra o Flamengo

Felipão pode ficar fora do banco Palmeiras contra o Fla/Arquivo

Felipão pode ficar fora do banco de reservas na partida diante do Flamengo, o confronto entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, no sábado(27), no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O técnico e também o diretor de futebol Alexandre Mattos serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na sexta-feira(26) pelos incidentes ocorridos no jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, no dia 30 de setembro, em São Paulo. O julgamento será realizado em sessão da 4.ª Comissão a partir das 10h00.

Felipão será julgado pelo artigo 243 (incitar publicamente o ódio ou a violência). Mattos será julgado pelo item e também pelo artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). No artigo 243, a pena é multa de R$ 100 a 100 mil e suspensão de 360 a 720 dias. As punições aplicadas pelo STJD entram em vigor 24 horas após a decisão. No caso dos dirigentes, a punição é de 15 a 180 dias.

Caso o tribunal entenda que a infração foi de pequena gravidade, a suspensão pode ser transformada apenas em advertência. Também existe a possibilidade de Felipão ser inocentado.

O motivo da reclamação dos palmeirenses foi um pênalti a favor do Cruzeiro marcado pelo árbitro paraense Dewson Fernando Freitas, no estádio do Pacaembu. O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez tocou o braço na bola, mas o lance ocorreu fora da área. Mattos foi tirar satisfação com a arbitragem no intervalo. O dirigente andou até a beira do túnel para questionar o erro dos árbitros, que saíram de campo escoltados por policiais.

Paralelamente ao julgamento desta sexta-feira, Felipão e Mattos serão denunciados pela Procuradoria ainda nesta quarta pelas declarações após o jogo contra o Ceará no último domingo. Três jogadores – Mayke, Bruno Henrique e Lucas Lima -, que estavam pendurados com dois cartões amarelos, foram advertidos e não poderão enfrentar o Flamengo. Além de Deyverson, expulso após dar uma solada em Richardson.

Na opinião do diretor de futebol, o árbitro teve critério “muito estranho”, sugerindo que ele mostrou os cartões pensando no duelo entre palmeirenses e flamenguistas neste sábado, no estádio do Maracanã. “Parece até que tinham lista pronta”, afirmou Felipão sobre os jogadores que estavam pendurados.(Terra/IstoÉ)